O empresário Luiz Carlos Basseto Júnior, que ameaçou no aeroporto de Brasília o advogado e futuro ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, foi denunciado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)
No dia 11 de janeiro, Luiz Carlos Basseto Júnior filmou o advogado Zanin escovando os dentes no banheiro do aeroporto de Brasília e o chamou de “bandido”, “safado” , “vagabundo”, entre outros xingamentos.
Ele ainda disse que Zanin “tinha que tomar um pau de todo mundo que tá andando na rua”.
Para o MPDFT, o bolsonarista “ameaçou a vítima Cristiano Zanin Martins de causar-lhe mal injusto e grave, uma vez que lhe disse diretamente ‘Vontade de meter a mão na orelha de um cara desse’”.
“Na mesma data, hora e local indicados, o denunciado incitou, publicamente, a prática de crime, ao dizer que a vítima ‘Tinha que tomar um pau de todo mundo que tá andando na rua’”, continuou o promotor Fernando Augusto Martins Cuóco, que fez a denúncia.
Cristiano Zanin atuou na defesa do presidente Lula, o que desperta a raiva dos bolsonaristas. Em junho, o Senado aprovou a indicação de Zanin para o Supremo Tribunal Federal, cargo que deverá ocupar a partir de agosto.
A denúncia foi encaminhada para o juiz Nelson Ferreira Júnior, da 6ª Vara Criminal do Distrito Federal.
Luis Carlos Basseto Júnior foi indiciado pela Polícia Civil e convocou audiências, nas quais o empresário bolsonarista faltou.
Esse vagabundo bolsonarista acha que pode denegrir a imagem, a honra e ameaçar um cidadão que não conhece, e muito menos, tenha lhe ofendido. Cadeia urgente pra esse fascista de meia pataca.