No intuito de promover um intercâmbio e uma cooperação educacional mais profunda e ampla, o Departamento de Educação da Província de Hebei e a Universidade Normal de Hebei receberam no final de junho deste ano de 2023 representantes de 18 universidade brasileiras. No dia 30 de junho, a “Conferência de Fundação da Aliança Universitária da Província de Hebei e o Fórum entre as Universidades do Brasil e da Província de Hebei” convidaram a diretora executiva do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), Rosana Valéria, além de outros 10 reitores e 5 responsáveis de 18 universidades federais e estaduais do Brasil para participar da iniciativa. Da parte da China estiveram presentes 36 instituições universitárias, incluindo Universidade Normal de Hebei, Universidade de Hebei, Universidade Médica de Hebei, Universidade de Tecnologia do Norte da China e a Universidade de Economia e Negócios de Hebei.
Esta delegação de educadores brasileiros à China foi organizada pela Universidade Normal de Hebei, pela Confucius Classroom da Universidade Federal Fluminense (UFF), teve a cooperação do GCUB, além do apoio e o financiamento do Centro de Intercâmbio e Cooperação em Linguagens do Ministério da Educação da China e da Universidade Normal de Hebei. Na próxima etapa das atividades, as unidades membros da aliança farão pleno uso da plataforma para expandir os intercâmbios humanísticos e a cooperação entre os dois lados com base nos princípios da igualdade, benefício e partilha mútua.
No evento, o inspetor do Departamento Provincial de Educação de Hebei, Hou Jianguo, expressou que continuará a apoiar o intercâmbio educacional e a cooperação com as universidades brasileiras. Ele ainda apresentou duas sugestões para o futuro desenvolvimento da aliança: fortalecer o intercâmbio e a comunicação entre os membros por meio de atividades regulares, como o “Fórum de Universidades do Brasil e da Província de Hebei”; e fortalecer ainda mais as instituições de pessoas jurídicas da aliança que visam construir e desenvolver um sistema de discurso para cooperação internacional e intercâmbio de educação superior entre a Província de Hebei e o Brasil.
A diretora executiva do GCUB, Rosana Valéria, espera fortalecer a cooperação com as universidades de Hebei em ensino, pesquisa, inovação, conhecimento científico e tecnológico. Crédito: Universidade Normal de Hebei.A delegação de educadores brasileiros à China foi organizada pelo Confucius Classroom da UFF, com apoio do Ministério da Educação da China. Crédito: Universidade Normal de Hebei.
Segundo a diretora executiva da GCUB, Rosana Valéria, ambos os lados trabalharão juntos para alcançar mais resultados em ensino, pesquisa, inovação, conhecimento científico e tecnológico. Na reunião, a Associação Internacional de Intercâmbio e Cooperação da Cultura Educacional de Hebei e o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras assinaram formalmente um memorando de entendimento.
As universidades dos dois lados realizarão planos de cooperação em termos de educação cooperativa, treinamento de pessoal e atividades acadêmicas. Após a reunião, os representantes das 18 universidades brasileiras participaram de uma reunião “one-to-one” com os líderes das 36 universidades da província de Hebei para discutir a promoção de programas extensivos e uma cooperação mais ampla e profunda.
Entende-se ainda que a aliança entre as universidades brasileiras e chinesas de Hebei inovará o conteúdo da cooperação e otimizará a conexão entre os dois lados por meio de fóruns acadêmicos regulares, seminários teóricos, compartilhamento de experiências, alocação de recursos educacionais. Ao mesmo tempo, por meio de cooperação profunda na forma de educação cooperativa, cooperação em pesquisa científica, treinamento conjunto de talentos e visitas mútuas entre professores e alunos, a qualidade do treinamento de talentos será melhorada, as formas de ensino serão enriquecidas e a cooperação entre os canais serão ampliados.
Dada a importância de um convênio dessa dimensão, republicamos esta matéria originalmente publicada pela Revista Intertelas