Os artistas e compositores Arnaldo Antunes e Marisa Monte entraram com uma ação na justiça contra o ex-prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB), por danos morais e materiais, ocasionados pelo uso indevido de uma música em um vídeo postado nas redes sociais do tucano. Eles pedem R$ 220 mil de indenização.
O caso aconteceu em agosto de 2017, onde Dória, que é candidato ao governo de São Paulo, gravou um vídeo de dois minutos, realizando a entrega de uma reforma de materiais esportivos no Parque do Ibirapuera e depois o divulgou em seus perfis do Facebook, Instagram e YouTube. A gravação contém um trecho de 45 segundos da canção “Ainda Bem”, de autoria de Arnaldo Antunes e Marisa Monte.
A dupla afirmou que entrou com um pedido extrajudicial em setembro de 2017 pedindo para que o então prefeito tirasse a propaganda de circulação das redes, alegando o uso de material indevido dos artistas e que a música foi usada em um material de propaganda política, com grandes evidências de autopromoção.
Em novembro, Marisa Monte emitiu nota pública de esclarecimento afirmando que Dória levou dois meses para respondê-la. Segundo o tucano a música só está presente no vídeo porque foi captada de forma espontânea nos ambientes das gravações.
O vídeo só foi retirado do ar em novembro, quatro meses após o início da polêmica.