Lideranças femininas de diversas regiões de Pernambuco lotaram o auditório Dom Helder Câmara, na Universidade Católica (Unicap), no último 19 de agosto, para a realização do 8º Congresso da Federação das Mulheres Pernambucanas (FMPE). O encontro, que contou com a participação de representantes das Associações de Mulheres, Clubes de Mães, Sindicalistas e Coletivos de Mulheres, dos bairros da capital, da região metropolitana e do interior do estado.
O 8º Congresso da FMPE foi realizado em parceria com o Instituto Humanitas e considerado importante para a superação do fascismo após a derrota de Bolsonaro nas eleições. “Após enfrentarmos a luta contra o fascismo que causou intrigas e desunião do povo, o Congresso realizou ato inter-religioso como forma de superar o fascismo e garantir a democracia e libertar o Brasil”, disse a ex-vereadora de Recife, Edna Costa, que foi eleita presidente da Federação das Mulheres Pernambucanas.
Na pauta do Congresso, a discussão a respeito de nossas lutas para recuperar perdas e avançar nas conquistas de direitos e políticas públicas que melhorem a vida das mulheres e do povo. Neste momento, em que comemoramos a vitória da democracia e da luta contra o negacionismo, realizar o 8º Congresso da FMPE, neste local, fazendo parte das comemorações dos 80 anos da UNICAP, é uma honra e um motivo de grande emoção e alegria. Por um lado, festejamos o aniversário dessa instituição que, há oitenta anos, vem cumprindo papel fundamental em uma educação pautada na defesa de valores humanos: ética, amor, fraternidade, respeito, tolerância e defesa da democracia. Por outro lado, homenageamos o querido e saudoso Dom Helder Câmara, ocupando um espaço que leva seu nome e revitalizando a memória de suas lutas populares.
Dom Helder Câmara participou de nossas conquistas, desde a reconstrução da FMPE, há 41 anos, em 14 de março de 1982. Ele batizou e abençoou o mutirão que realizamos, para construir casas para mães chefes de família da Vila das Mulheres Pedreiras em Peixinhos – Olinda. Esse projeto recebeu o prêmio Best Practice da ONU, na II Conferência Mundial do Habitat II, na Turquia.
Representantes de diversas religiões se somaram ao ato ecumênico. Padre Fábio Potiguar, Capelão da Igreja de Nossa Senhora das Fronteiras, em Recife, falou sobre a importância da superação da intolerância religiosa, da harmonia e união de todo o povo para uma vida melhor. Presentes ao ato inter-religioso Rita da Paz, pastora da Igreja Batista, Gisele Gomes pastora da Igreja Anglicana e Vera Baroni representante do Terreiro de Mãe Amara e presidente da Associação das Mulheres de Terreiro.
MOBILIZAÇÃO PARA AVANÇAR
Durante a abertura do congresso, o deputado federal, Renildo Calheiros (PCdoB), relatou as dificuldades que foi vencer as eleições presidenciais e destacou que ainda há muito que fazer para avançar a luta. “Vamos precisar de todo mundo do lado da nossa luta e da nossa pauta. Ninguém solta a mão de ninguém” disse o parlamentar.
Ele relembrou que “um presidente da República, por mais força que tenha, não é livre para fazer qualquer coisa. Há uma correlação de forças que há de ser considerada. Há um Congresso que você precisa que aprove as coisas e há um Congresso que pensa majoritariamente para o outro lado”.
Renildo defendeu ainda a necessidade de mobilização popular para avançar nas conquistas neste novo governo. “Lula precisa da união de todos, da mobilização do povo para ter força e atender as reivindicações. Fortalecer a pauta do povo para assim fortalecer a luta”.
“A nossa luta é a luta em defesa do Brasil, da Liberdade e do povo brasileiro”, ressaltou.
A vereadora do Recife, Cida Pedrosa (PCdoB), saudou as presentes e ressaltou a importância da unidade das mulheres para fortalecer a luta em defesa das pautas femininas. “O 8º Congresso da Federação das Mulheres de Pernambuco foi maravilhoso! Grande representatividade, com mulheres de todas as regiões do estado e representantes dos Ministérios da Educação e Desenvolvimento Social. As mulheres voltaram a ser protagonistas no Brasil e em Pernambuco!”, avaliou Cida.
https://www.instagram.com/p/CwIQ-eVq8c-/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==
A deputada federal Iza Arruda (MDB) saudou o congresso e disse que se sentia muito honrada em participar. Ela ressaltou o papel da bancada pernambucana no Congresso Nacional além de atuação de Renildo Calheiros na Câmara.
O 8º Congresso da FMPE contou com expressiva representação das Associações de Mulheres das Cidades de Petrolina, Salgueiro, Araripina Trindade, Água Preta, Vitória de Santo Antão, Moreno, São Lourenço, Camaragibe, Olinda, Vila das Mulheres Pedreiras em Peixinhos Olinda e Recife bairros Totó, Areias, Mangueira, Ibura UR1, UR2, UR3, Alto dos Carneiro e Jardim Monte Verde, Alto Santa Terezinha. Além ainda da participação de Haideé Camelo – Poetisa, compositora, cantora e professora de letras da UNICAP, do Balé Mulheres da Cores do Amanhã, bairro do Totó – Recife e do Afoxé Oyá Alaxé.