Operação de aquisição da Kopenhagen ocorre cerca de três meses após o Cade avalizar a múlti suíça para a compra da Chocolates Garoto
A multinacional suíça Nestlé anunciou na quinta-feira (7) que adquiriu as marcas Kopenhagen e Brasil Cacau, pertencentes ao Grupo CRM, por aproximadamente R$ 4,5 bilhões. Essa negociação, que expande a parte do monopólio que a Nestlé detém sobre o setor de alimentos no Brasil, foi realizada meses após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovar a compra da Chocolates Garoto pela Nestlé, que ocorreu em fevereiro de 2002.
Segundo a multinacional, o contrato de compra e venda da participação majoritária na empresa brasileira Grupo CRM, foi assinado neste feriado. O grupo CRM, popularmente conhecido pelas marcas Kopenhagen e Chocolates Brasil Cacau, surgiu em 2009, mas teve o seu início em 1996, quando o empresário paulista Celso Ricardo de Moraes comprou a Kopenhagen.
O grupo familiar privado CRM opera mais de 1.000 franquias de chocolate no Brasil e tem uma crescente presença online. A herdeira única do grupo, Renata Moraes Vichi, permanecerá como gestora da empresa, segundo a Nestlé.
Essa transação ainda terá que ser aprovada pelo Cade.
Neste ano, após 20 anos da compra da Chocolates Garoto pela Nestlé em fevereiro de 2002, o órgão, que deveria atuar contra a concentração de mercado, deu aval a esda operação, alegando que, desde a venda da Garoto, houve ‘significativa entrada de concorrentes’ no mercado.
Além de ocupar praticamente todas as prateleiras das gôndolas do setor de chocolates e doces de supermercado e Hipermercados, com seus produtos, a Nestlé tem forte presença – com privilégio de destaque sob os concorrentes – nos demais corredores de alimentos, com suas marcas voltadas para produtos, como por exemplo: cafés e bebidas – achocolatados e outros derivados, água e refrigerante -; biscoitos e cereais; sorvetes e derivados lácteos (iogurtes, leite condensado, leite em pó etc…; alimentos Infantis, e alimentos destinados a animais.
Com o monopólio do setor, o resultado é eliminação de qualquer concorrência, definição dos preços -elevados, demissões e fechamento de lojas.