Na última sexta-feira (29), o presidente foi submetido à operação ortopédica que durou pouco mais de 1 hora e tudo ocorreu bem e tranquilo. Ele já está na fase de recuperação
Depois da cirurgia exitosa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PL) passou a noite estável, caminhou pela manhã e realizou sessões de fisioterapia, segundo boletim médico divulgado na manhã deste sábado (30), pelo Hospital Sírio-Libanês, em Brasília.
Lula permanece internado em apartamento do hospital, e sob os cuidados das equipes dos médicos Roberto Kalil Filho, Ana Helena Germoglio e Giancarlo Cavalli Polessello.
Chamada de artroplastia do quadril, a operação ortopédica durou pouco mais de 1 hora, das 12h às 13h13m desta última sexta-feira (29).
O presidente passou por artroplastia total de quadril e colocou prótese híbrida, que tem parte fixada com cimento ósseo e outra encaixada diretamente no osso. Sete médicos acompanharam a cirurgia.
Ainda na noite de sexta-feira, o presidente já havia firmado os pés no chão.
CORREÇÃO DA PÁLPEBRA
Lula aproveitou a passagem pelo hospital, também, para fazer procedimento simples para correção da pálpebra. A intervenção para remoção do excesso de pele ocorreu das 15h às 16h16, segundo boletim médico, e foi realizada pela médica Eliana Forno.
Esse procedimento não exige cuidados pós-operatórios complexos, segundo os médicos.
A previsão é que Lula receba alta na segunda ou terça-feira (3) e passe pelo menos 3 semanas despachando do Palácio da Alvorada — residência oficial. O presidente deve deixar o hospital podendo andar. O Palácio do Planalto prevê período de 4 a 6 semanas sem viagens do chefe do Executivo.
A meta de recuperação estipulada pelo governo é a COP 28, nos Emirados Árabes, marcada para o fim de novembro. Na volta, há previsão de passagem pela Alemanha. Estas são as próximas viagens previstas no calendário da Presidência da República.
DORES NA CABEÇA DO FÊMUR
O presidente foi submetido à cirurgia, pois sofria com intensas dores na cabeça do fêmur, provocadas por artrose — desgaste da cartilagem que reveste as articulações (juntas).
Lula reclamava de dor desde agosto do ano passado, pois sofreu desgaste natural da idade na cartilagem que fica entre o fêmur e a bacia. Cerca de 20% das pessoas com mais de 65 anos têm o problema. Em julho deste ano, Lula falou publicamente das dores que sofria durante ‘live’ e afirmou que tem ficado “irritado”, “nervoso” e de “mau humor”.
Naquele mesmo mês, o presidente passou por 2 procedimentos para reduzir as dores no local. No primeiro tratamento, ele fez infiltração, que é quando o paciente recebe injeção de medicamentos diretamente na área afetada.
Dias depois, realizou “denervação percutânea [procedimento médico minimamente invasivo usado para tratar dor crônica causada por certas condições, como dor nas costas ou dor nas articulações] no quadril direito, que usa substâncias para tentar eliminar as exterminações nervosas que causam dor no paciente.”
Leia a íntegra do boletim médico:
“O paciente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido na data de ontem, 29/9, a cirurgia de artroplastia total de quadril à direita e também a blefaroplastia. Passou a noite estável, caminhou pela manhã e realizou sessões de fisioterapia.
Permanece internado em apartamento, e sob o cuidado das equipes do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, da Dra. Ana Helena Germoglio e Prof Dr. Giancarlo Cavalli Polessello.”