
Ao demonstrarem sua solidariedade aos palestinos que sofrem o massacre em Gaza, a torcida do time Celtic da Escócia fez tremular bandeiras da Palestina, ao tempo em que entoavam: “Você nunca andará sozinha”.
Não é a primeira vez que os torcedores do Celtic demonstram em estádio de futebol sua solidariedade ao povo palestino, desta vez os torcedores rejeitaram a posição da UEFA (a federação europeia de futebol) que instava todas as torcidas europeias a não demonstrarem solidariedade diante do sofrimento da população de Gaza.
Como afirma o portal Middle East Monitor, os torcedores sentiram que a situação dos que vivem em Gaza é muito grave, de forma que não poderiam calar.
A demonstração de apoio aos palestinos aconteceu no jogo entre o Celtic e o Atlético de Madri na cidade escocesa de Glasgow, na noite de quarta-feira (25) pela Liga dos Campeões da UEFA.
Segundo a BBC, “o estádio Celtic Park foi tomado por um mar de bandeiras palestinas”.
As bandeiras palestinas têm tremulado nos jogos locais do Celtic desde o início do massacre em Gaza, no dia 7 de outubro.
No jogo de agora, também foram erguidas faixas defendendo “Palestina Livre” e “Vitória para a Resistência”.
Quando os integrantes da torcida do Celtic, denominada “Brigada Verde” soube da restrição às bandeiras palestinas nos jogos da UEFA, eles lançaram uma declaração afirmando: “Queremos reiterar nossa inabalável determinação de que nós e integrantes de outras torcidas temos o direito, enquanto simples cidadãos, de expressar nossos pontos de vista políticos nas arquibancadas, assim como podemos fazer em demais áreas da sociedade”.
“O futebol segue como uma das poucas áreas da vida pública onde os integrantes da classe trabalhadora podem expressar sua genuína agenda política e não cederemos a ditames de um conselho diretor elitista que tem demonstrado distância da história e tradições do Celtic Futeboal Clube”, prossegue a declaração.
“Apesar das declarações hipócritas contra nossa torcida, não temos absolutamente nenhuma dúvida de que estas sanções [a exemplo da ameaça de escorraçar torcedores que declararem apoio aos palestinos] são motivadas pelo desejo de vetar qualquer declaração política nas fileiras da torcida do Celtic, especialmente quando se trata de apoio à Palestina neste momento”.
“Apesar disso”, finaliza a declaração, “encorajamos os nossos torcedores a corajosamente fazerem tremular a bandeira da Palestina”.
Vejam o vídeo com a manifestação de apoio aos palestinos pea torcida do Celtic: