“Seis semanas de total desrespeito à lei humanitária internacional”, denunciou Philippe Lazzarini. Escala de destruição e perdas perpetrada em Gaza por Israel é “assombrosa”
O comissário-geral da agência da ONU para os refugiados palestinos, Philippe Lazzarini, advertiu que o mundo está testemunhando “o maior deslocamento de palestinos desde 1948, um êxodo à vista de todos”.
Em entrevista na quinta-feira (16), ele descreveu a escala de destruição e perdas perpetrada em Gaza pelas forças de ocupação israelenses como “assombrosa”.
Têm sido – ele acrescentou – “seis semanas de total desrespeito à lei humanitária internacional à vista de todos”.
“Um rio de gente sendo forçada a fugir de seus lares. Alguns deles forçados a reviver o indizível trauma do passado, na maior parte não curado. E outros, a geração mais jovem, forçados a passar pelos traumas de seus ancestrais e pais.”
Lazzarini denunciou que esta semana sua equipe reportou gente chegando “após horas e horas de caminhar”. Fisicamente vindo da Cidade de Gaza para o sul.
Estão “degradados, famintos, exaustos e sob choque das bombas”, ele assinalou. Muitos estão apenas perguntando “o que vem a seguir, aonde eu vou agora”.
Lazzarini alertou ainda que, diferentemente de outros conflitos globais nos anos recentes, a população de Gaza está encurralada em um enclave de 365 quilômetros quadrados sem nenhum caminho de saída, nenhuma fronteira a ser atravessada, em um enclave que encolheu pela metade.