Grupo de 85 já está concentrado em Rafah à espera de autorização do governo israelense
A Embaixada do Brasil na Palestina conseguiu retirar 85 brasileiros e seus familiares que estão na Faixa de Gaza das regiões que estão sendo mais atacadas por Israel e os moveu para o sul, na cidade de Rafah, onde esperarão a liberação para serem repatriados.
O governo brasileiro já enviou um avião para o Egito para resgatar os brasileiros assim que Israel der a autorização para eles saírem.
O embaixador brasileiro Alessandro Candeas informou que o grupo foi retirado das cidades de Khan Younis e Deir al Balah e do campo de refugiados de Nuseirat, os novos alvos das bombas israelenses.
“Conseguimos concentrar 85 brasileiros e familiares próximos em Rafah, retirando-os dos teatros de operações mais intensos de Khan Younis, Deir al Balah e do campo de refugiados de Nuseirat, e colocando-os muito próximos do passo de fronteira. Aguardamos apenas a autorização para a evacuação”, disse Candeas.
O Brasil enviou para Israel e Egito, que estão controlando a passagem de Rafah, uma lista com 102 nomes de brasileiros e familiares que deverão ser repatriados.
Além das 85 pessoas que foram movidas para Rafah, outras 17 permaneceram em seus imóveis, mas mantendo contato com a Embaixada do Brasil na Palestina. A expectativa da Embaixada é que a autorização ocorra ainda durante essa semana.
O Brasil já conseguiu retirar 32 brasileiros e seus parentes mais próximos da Faixa de Gaza. O presidente Lula os recebeu pessoalmente na chegada ao Brasil.
“Já tiramos 32 brasileiros e vamos buscar ainda 102 que estão na Faixa de Gaza. Assim como pegamos 1.400 que estavam em Israel”, falou Lula.