O candidato a presidente pelo Partido Pátria Livre (PPL), João Goulart Filho, fez, nesta sexta-feira, uma homenagem ao ex-presidente Getúlio Vargas em frente ao Palácio do Catete, no Rio de Janeiro. “Nesta data, 64 anos depois de sua trágica morte em defesa dos interesses nacionais, é para mim uma honra poder homenagear o nosso grande líder, Getúlio Dornelles Vargas, a maior liderança política que esse país já teve”, disse o presidenciável. O ato foi para lembrar o 24 de agosto de 1954, data em que Getúlio se suicidou e, com este gesto heroico, impediu um golpe pró-imperialista contra o Brasil.
Acompanhado de Brizola Neto, candidato a deputado pelo PPL do Rio de Janeiro e de outras lideranças locais, João Goulart lembrou que a política que está em curso atualmente é a mesma das elites que combateram Getúlio para submeter o Brasil aos interesses do capital financeiro internacional. “Estão vilipendiando os direitos do povo brasileiro, vilipendiando os direitos dos trabalhadores e dos aposentados. Agora cabe a nós, herdeiros de Getúlio, de Jango e de Brizola, recuperarmos este país que está sendo entregue às multinacionais. Nós haveremos de aproveitar as eleições de 2018 para recuperar os direitos dos trabalhadores e começar a distribuir a renda desse país”, afirmou Jango.
“Estamos aqui para reafirmar que seguiremos o exemplo que deu o presidente Getúlio Vargas, o exemplo que deu o presidente João Goulart e o exemplo que deu o governador Leonel Brizola”, destacou João Goulart. “Os direitos do povo brasileiro são inalienáveis. Vamos garantir não só o décimo terceiro de Jango, não só a CLT do presidente Getúlio Vargas, mas vamos trazer de volta todos os diretos que foram retirados nos últimos anos”, garantiu o candidato do PPL. “Nossas estatais estratégicas não serão mais privatizadas e, algumas delas, como a Vale, serão reestatizadas”, garantiu. “Em mãos privadas a Vale cometeu o maior crime ambiental de nossa história”, denunciou.
Eduardo Costa, ex-Secretário de Saúde do governo Brizola, candidato a deputado federal, também esteve na homenagem a Getúlio Vargas em frente ao Palácio do Catete. O presidente do PPL do Rio, Irapuã Ramos, disse ao HP que o partido resgata a história de Getúlio porque “os seus integrantes, dirigentes e candidatos têm os mesmos compromissos do ex-presidente com com a Pátria, com o povo e com o desenvolvimento”. “Nosso país está mergulhado numa grave crise por conta dessa política neoliberal implementada pelos governos do PSDB, do PT e do PMDB, que concentra a renda e destrói a economia nacional”, disse ele.
No final da tarde, João Goulart e Brizola Neto foram para São Gonçalo conversar com os moradores da região. Esta é uma região onde Brizola Neto tem muitos apoiadores.
Na manhã desta sexta, em entrevista à Rádio Jornal do Agreste Pernambucano, Goulart destacou seu compromisso em elevar o salário mínimo “para que as empresas possam voltar a produzir”. “Vamos dobrar o salário mínimo em quatro anos”, disse ele. “Isso vai trazer mais mercado interno e mais desenvolvimento. O país não se desenvolve sem uma distribuição de renda. A concentração de renda é muito violenta no Brasil”, observou o candidato. “Vamos melhorar também as aposentadorias. São quase 40 milhões de pessoas que vivem da aposentadoria e, num grande número de municípios brasileiro , são essas aposentadorias que movem o comércio local”, acrescentou o filho de Jango.
“O salário mínimo em nosso país é menor que o salário do pequenino Paraguai aqui ao lado. Sessenta e seis por cento dos brasileiros ganham até 2 salários mínimos. Não dá para viver com dignidade com esse salário. Essa situação tem que mudar”, observou Goulart. “Enquanto os salários são dos mais baixos do mundo, a rentabilidade dos bancos que atuam no Brasil é a maior do planeta”, prosseguiu o presidenciável. “Por isso, só quem cresce na crise são os bancos. O setor produtivo está com as máquinas parando e a população está desempregada, sem moradia e endividada. Mas os bancos têm lucros recordes e não pagam impostos”, denunciou o candidato que, segundo o Google, foi o mais procurado na internet. Todos querem conhecer seu programa.
SÉRGIO CRUZ