Balanço foi feito pelo Tenente-Brigadeiro do Ar, Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da FAB, em texto publicado na NOTAER de dezembro, revista online e periódica da Aeronáutica
O Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da FAB, afirmou, em publicação da Força Aérea em dezembro, que “2023 foi um ano desafiador”. Ele disse também que o sentimento do dever cumprido “é algo que se destaca” e que esse sentimento é “simbolizado pela representatividade que a nossa Força Aérea exerce sobre a sociedade”.
“Chegamos ao final de 2023, um ano cheio de missões desafiadoras. O sentimento de dever cumprido se destaca e é simbolizado pela representatividade que a nossa Força Aérea exerce sobre a sociedade. Neste ano, celebramos os 150 anos de nascimento do Patrono da Aeronáutica Brasileira, Alberto Santos Dumont, com uma série de eventos que marcaram a magnitude de seu legado”, afirmou o comandante.
O militar ressaltou, ainda, a permanente busca por melhorias por parte da FAB. Falou da “notável trajetória de busca incessante pela excelência”. “Expandimos nossas capacidades operacionais, reafirmando sempre nossa prontidão e promovendo avanços tecnológicos”, apontou o brigadeiro.
“No contexto operacional, a FAB fortaleceu sua presença em missões de defesa e segurança, garantindo a proteção do espaço aéreo nacional. Operações conjuntas com outras Forças Armadas e parcerias internacionais fortaleceram o intercâmbio de conhecimentos e estratégias”, prosseguiu o comandante da Aeronáutica.
O líder da Aeronáutica também destacou as missões humanitária desempenhadas pelos militares da FAB. Ele se referiu à Operação Yanomami e mais recentemente, à Operação Voltando em Paz, que resgatou mais de 1.400 brasileiros e familiares estrangeiros da zona de conflito no Oriente Médio. “É a nossa Força Aérea respondendo prontamente a situações de emergência, demonstrando seu compromisso com a sociedade brasileira”, afirmou.
O comandante Marcelo Kanitz Damasceno resumiu assim o ano que se encerra para a Aeronáutica e o Brasil. “O ano de 2023 foi marcado por avanços significativos e desafios superados pela Força Aérea Brasileira, que se reafirma como uma Instituição dedicada à defesa do país, à inovação tecnológica e ao apoio à sociedade em todos os momentos”.