Os representantes do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) para elaboração do Boletim Focus reduziram novamente a expectativa de crescimento da economia desde ano. Segundo o Boletim, a projeção de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – passou de 1,49% para 1,47%.
Divulgado semanalmente, o Boletim Focus é a mediana das apostas para o desempenho do PIB. Isto significa que o relatório divulga nesta segunda-feira, 27, aponta que metades dos consultados acham que o resultado será baixo da expectativa, em torno de 1%.
Desde o início do ano o mercado vem reduzindo suas expectativas para o PIB. Na última semana de janeiro, o indicador apontava um crescimento de 2,66%. Já Michel Temer & seu então ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ao propagandear o fim da recessão e a retomada da recuperação econômica, alegavam que o crescimento da economia seria em torno de 3%. Meirelles deixou o Ministério para se candidatar a presidente da República.
O discurso de “recuperação” vem batendo de frente com a realidade: crescimento do desemprego, do trabalho precário, achatamento salarial, aumento dos preços, juros nas alturas e outros problemas que nos acompanham desde o início desta crise, em 2014.