
A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) lançou sua pré-campanha para a Prefeitura de São Paulo nesta quinta-feira (25), quando a capital paulista comemora aniversário de 470 anos.
Tabata realizou um evento na laje da casa de sua família, na Vila Missionária, periferia da zona sul.
O ministro Márcio França (Empreendedorismo) e o apresentador Datena compareceram ao evento. O vice-presidente Geraldo Alckmin participou do encontro por vídeo chamada.
A deputada reuniu colegas de partido e a imprensa ao lado da mãe em um evento simples, com cuscuz e café. Durante seu discurso, Tabata destacou as diferenças sociais em São Paulo e contou sobre sua origem humilde. Afirmou que, para criar pontes entre os extremos, é preciso conhecer os 2 lados da cidade.
“É aqui que minha história começa e a gente não pode nunca esquecer de onde vem. Tenho muito orgulho de habitar lugares tão diferentes em São Paulo, mas é muito doido. Sair de uma reunião da Faria Lima, vir dormir com minha mãe e faltar água para tomar banho. Isso é São Paulo. Vocês imaginam se não tivesse água nos Jardins toda noite? Era revolução”, declarou.
O vice-presidente Alckmin declarou que Tabata representa a fé e a esperança que a capital paulista precisa. “Se São Paulo é terra de oportunidade, a cidade vai ter uma oportunidade de eleger uma grande prefeita, preparada, com paixão, como amor, com garra e determinação para fazer nossa cidade avançar ainda mais”.
Márcio França, um dos principais apoiadores de Tabata, disse que a deputada é a melhor opção para São Paulo, pois “não está vinculada aos grupos que, há muitos anos, controlam parte da engenharia política” da capital de São Paulo. “Nossa luta será para demonstrar que ela é preparada, uma pessoa com experiência suficiente e com um time experiente”.
Por fim, Datena – que se filiou ao PSB em dezembro do ano passado– afirmou ser “muito importante” que Tabata seja uma candidata mulher, já que avalia que o país precisa de mais mulheres na política. “Ela é uma pessoa ideal para representar qualquer partido, em qualquer cargo ou posição. Não tenho dúvida que a Tabata está preparada para liderar qualquer movimento em direção ao povo”.
A pré-candidata do PSB também lançou um manifesto chamado “Uma só cidade”, onde diz que “São Paulo que hoje faz aniversário, ainda continua sendo uma cidade dividida, dilacerada pelas diferenças”.
“Quando a gente conseguir de uma vez por todas superar esse abismo enorme que ainda existe entre os bairros ajardinados do centro, e a periferia distante e esquecida. Quando a diferença entre a Faria Lima e o Jardim Ângela não gritar na nossa cara. Quando o verde do Ibirapuera for também o verde da Cidade Ademar. Essa cidade tem tudo pra ser tudo aquilo que ela pode ser! […} Mas a cidade só vai ser boa pra valer, quando ela for boa pra todo mundo”, diz o documento.
Além de Tabata Amaral, a capital paulista já tem outros dois pré-candidatos à Prefeitura em 2024: o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), que vai tentar a reeleição, e o também deputado federal Guilherme Boulos (PSOL).