“E não podemos permitir que uma Enel da água coloque as garras na Sabesp”, acrescentou o parlamentar
O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) afirmou na rede social que já “passa da hora de rever essa concessão” da Enel, responsável pela energia de São Paulo, por conta dos “sofrimentos e perdas” que a empresa tem causado à população.
“A incompetência e o descaso da Enel tem imposto sofrimentos e perdas à população de São Paulo e de outros lugares do país. Passa da hora de rever essa concessão. E não podemos permitir que uma Enel da água coloque as garras na Sabesp”, escreveu o parlamentar em suas redes sociais.
Orlando fez a publicação comentando a fala do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, de que foi aberto um processo disciplinar contra a Enel por suas “transgressões reiteradas com a população de São Paulo”, podendo levar ao encerramento da concessão.
“É um processo extremamente importante, doloroso, mas a dor maior é da população de São Paulo, com reiteradas interrupções de serviço”, disse.
No dia 18 de março, os bairros da Santa Cecília, Higienópolis, Consolação e Bela Vista sofreram com a queda da energia. Algumas partes ficaram sem energia por quatro dias. Ou mais.
“Foram mais de R$ 300 milhões de multas aplicadas à Enel”, mas empresa privada não pagou nada, informou o ministro.
A Enel tem “reiteradamente prestado um serviço de qualidade muito aquém do que determina a regulação”, continuou. A empresa, segundo o ministro, “está despreparada para prestar um serviço à altura do que a população brasileira exige”.
“Mais do que isso, nós queremos falar de forma clara que os contratos de distribuição feitos 10 ou 15 anos atrás foram frouxos e deram liberdade para qualidade de serviços muito aquém do que a população brasileira exige”, asseverou.