Ministros Paulo Pimenta e Waldez Góes irão ao estado neste sábado (4), onde será instalado escritório do governo federal
Em entrevista à TV Brasil, nesta sexta-feira (3) o ministro Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, afirmou que o presidente Lula determinou que não haja limites para a ajuda aos gaúchos. “Não vai ter limite orçamentário para ajudar o RS”, destacou.
“Não haverá limite orçamentário para que a gente possa dar o apoio necessário para construir cada casa, cada estrada, cada ponte, cada escola, cada unidade de saúde, devolver a dignidade e as condições de trabalho e de segurança para nosso povo”, acrescentou o ministro, acompanhado pelo ministro ministro da Integração e Desenvolvimento Regional,Waldez Góes.
O governo federal montou de um escritório permanente em Porto Alegre para acompanhar as operações de socorro ao estado, que vive a maior tragédia de sua história por causa das fortes chuvas. Pimenta informou que o escritório funcionará até que todas pessoas sejam resgatadas. Centenas de famílias estão ilhadas em diversas áreas do estado com difícil acesso em razão do alto volume dos rios e o mau tempo e 68 pessoas estão desaparecidas. Mais de 8 mil pessoas já foram resgatadas.
O governo federal já disponibilizou embarcações para os resgates, caminhões, retroescavadeiras para desobstrução das vias. Antenas serão enviadas para o restabelecimento da comunicação e internet. O Ministério da Justiça autorizou a ida de 100 agentes da Força Nacional para apoiar as operações no estado.
O Rio Guaíba, em Porto Alegre, atingiu neste sábado (4) a marca de 5,02 metros. O registro ocorre poucas horas depois da maior cheia do lago na história da Capital, passando a marca de 4,76 metros, que foi registrada no ano de 1941.
Com informações da Agência Brasil