O presidente Lula demitiu Jean Paul Prates, presidente da Petrobrás, nesta terça-feira (14). Magda Chambriard, ex-diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis, foi convidada para assumir o comando da estatal e já aceitou o cargo, segundo fontes.
Em nota, a Petrobrás comunicou a saída de Prates da presidência da estatal.
“A Petrobras informa que recebeu nesta noite de seu Presidente, Sr. Jean Paul Prattes, solicitação de que o Conselho de Administração da Companhia se reúna para apreciar o encerramento antecipado de seu mandato como Presidente da Petrobras de forma negociada”, diz o comunicado.
“Adicionalmente, o Sr. Jean Paul informou que, se e uma vez aprovado o encerramento indicado, ele pretende posteriormente apresentar sua renúncia ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras”, segundo o comunicado da Petrobrás.
Prates foi demitido pessoalmente por Lula, em reunião com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Magda Chabriard trabalhou mais de 20 anos na Petrobrás. É engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-graduação em engenharia química.
Em março deste ano, o Conselho de Administração da Petrobrás decidiu pagar R$ 14,2 bilhões em dividendos aos acionistas e não pagar os dividendos extraordinários – o que é pago além do mínimo obrigatório. Jean Paul Prates se absteve da votação, propondo o pagamente de metade dos dividendos extraordinários, se opondo ao ministro Silveira.
Em abril, a Petrobrás voltou a se reunir e aprovou a distribuição de mais 50% dos dividendos extraordinários da Petrobrás, mas a relação no governo ficou insustentável, segundo fontes.