Ex-diretora geral da ANP assume o comando da estatal no lugar de Jean Paul Prates
Magda Chambriard, ex-diretora geral da Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), irá ocupar o cargo de presidente da Petrobrás, deixado por Jean Paul Prates, demitido pelo presidente Lula na terça-feira (14), em reunião que contou com a participação dos ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e da Casa Civil, Rui Costa.
A Petrobrás confirmou, ainda na noite de ontem (14), a indicação de Magda Chambriard para os cargos de presidente da companhia e de membro do Conselho de Administração. Mestre em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ, Chambriard trabalhou entre 1980 e 2002 na Petrobrás.
Atualmente, Magda Chambriard estava atuando como diretora da assessoria fiscal da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e sócia da Chambriard Engenharia e Energia, que presta serviços de consultoria na área de óleo, gás e biocombustíveis.
Sua passagem na ANP, entre 2012 e 2016, durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff, foi marcada pela retomada dos leilões de áreas de exploração e produção de petróleo. Ela promoveu quatro leilões de petróleo, entre os quais destaca-se o 1º leilão do pré-sal, da área de Libra – considerado a ‘joia da coroa’ da exploração do pré-sal na época.
Em reunião nesta quarta-feira (15), o Conselho de Administração da Petrobrás aprovou a saída de Prates da presidência e do conselho e indicou para presidir a companhia, interinamente, a diretora de assuntos corporativos Clarice Copetti, até a eleição e posse da nova presidente.