O presidente Lula disse na rede social que é “inadmissível” a tentativa de assassinato contra o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, e disse que a intolerância e violência “atentam contra nossos valores de defesa da democracia e da paz”.
A tentativa de assassinato ocorreu na quarta-feira (15), quando Robert Fico saiu de uma reunião na cidade de Handlová, a 190 quilômetros da capital Bratislava. Baleado, ele teve que passar por uma cirurgia e encontra-se em estado grave, apesar do quadro ser estável.
“É inadmissível o que aconteceu ontem na Eslováquia com o primeiro-ministro Robert Fico, baleado quando saía de uma reunião de governo na cidade de Handlová”, escreveu Lula em suas redes sociais.
“Situações como essas, de intolerância e violência, merecem nosso repúdio e nos afetam a todos, pois atentam contra nossos valores de defesa da democracia e da paz. O ódio não pode prevalecer. Minha solidariedade a Robert Fico e família e ao povo eslovaco. Desejo sua pronta recuperação”, completou.
A suspeita é que o atentado tenha motivação política. O criminoso conseguiu disparar cinco vezes e foi preso no local.