O presidente Lula lamentou a morte do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e do chanceler Hossein Amir Abdollahian, que estavam no helicóptero que caiu no domingo (19), e enviou condolências aos “familiares, ao governo e ao povo iraniano”.
“Com pesar soube da confirmação da morte do presidente iraniano Ebrahim Raisi e do seu chanceler, Hossein Amir Abdollahian, e de todos os passageiros e tripulação, após a queda de seu helicóptero. Minhas condolências aos familiares de todas as vítimas, ao governo e ao povo iraniano”, publicou Lula em suas redes sociais.
O canal iraniano de notícias IRIB confirmou a morte de todos que estavam a bordo do helicóptero.
Ebrahim Raisi tinha 63 anos e presidia o Irã desde 2021. Já tendo sido procurador-geral e chefe de Justiça do país, Raisi era considerado uma figura forte para suceder o aiatolá Ali Khamenei, a pessoa mais forte da política iraniana.
Já foi confirmado que o primeiro vice-presidente, Mohammad Mokhber, assumirá o governo.
O Itamaraty divulgou uma nota falando que “o governo brasileiro recebeu, com profunda consternação, as notícias das mortes” do presidente e do chanceler iranianos.
REPERCUSSÃO INTERNACIONAL
O presidente da China, Xi Jinping, transmitiu suas condolências ao primeiro vice-presidente do Irã, Mohammad Mokhber, em pesar pela morte do presidente iraniano. Xi afirmou que o povo chinês também perdeu um bom amigo.
“O governo chinês e o povo chinês prezam a amizade tradicional entre a China e o Irã. Com os esforços conjuntos de ambos os lados, a parceria estratégica abrangente China-Irã continuará a se consolidar e se desenvolver”, comentou Xi.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, enviou condolências às famílias e amigos.
“Nós sinceramente estendemos nossas condolências às famílias e amigos das vítimas, bem como a todo o povo amigo do Irã. Nossos pensamentos e corações estão com vocês nesta hora triste”, escreveu em mensagem.
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, manifestou-se pelas redes sociais e se disse “profundamente entristecido e chocado com o trágico falecimento do Dr. Seyed Ebrahim Raisi, Presidente da República Islâmica do Irã”
“Profundamente entristecido e chocado com o trágico falecimento do Dr. Seyed Ebrahim Raisi, Presidente da República Islâmica do Irã. A sua contribuição para o fortalecimento da relação bilateral Índia-Irã será sempre lembrada. Minhas mais sinceras condolências à sua família e ao povo do Irã. A Índia está ao lado do Irã neste momento de tristeza”, manifestou Narendra.
O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, lamentou a morte do presidente iraniano, em entrevista coletiva.
“Desde o primeiro momento em que ouvimos falar do acidente, estivemos em contato com as autoridades iranianas e mobilizamos todos os meios para ajudar nos esforços (de resgate). Instituições relevantes, incluindo o nosso Ministério da Defesa e a autoridade de desastres da AFAD, fizeram o seu melhor, mas infelizmente não conseguimos”, disse.