A Caixa Econômica Federal (CEF) lançou o Programa Emergencial de Acesso a Crédito Solidário (FGI Solidário) às empresas que foram afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.
São linhas de crédito com carência de até 2 anos, com juros de 1,18% ao mês. Além disso, as operações são isentas do pagamento da tarifa de Encargo de Constituição de Garantia, e tarifas de contratação.
A medida, já disponível desde o início desta semana (3), será destinada às empresas de pequeno, médio e grande porte, que tenham registrado, no ano passado, uma receita bruta anual de até R$ 300 milhões.
Estão aptas a receber os empréstimos as empresas localizadas em municípios gaúchos, que estiveram em estado de emergência ou em estado de calamidade pública, entre abril e maio de 2024.
A soma total do crédito pode chegar até R$ 10 milhões, a depender da avaliação. Os empréstimos serão segurados pelo Fundo Garantidor de Investimentos (FGI), de responsabilidade do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).