“Campos Neto, nunca teve nada de independente ou técnico. Ele serve aos rentistas da Faria Lima e aos bolsonaristas”, denunciou a deputada
Cresce a indignação com a decisão do Banco Central, desta quarta-feira (19), de continuar prejudicando o país, o setor produtivo e a população brasileira, com juros completamente fora de propósito.
REPÚDIO GERAL
Políticos e empresários estão manifestando o seu repúdio à manutenção pelo BC da segunda maior taxa de juros do mundo. A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) expressou este sentimento ao desmascarar a suposta “independência” do presidente do BC.
“O presidente do Banco Centra, Roberto Campos Neto, nunca teve nada de independente ou técnico. Ele serve aos rentistas da Faria Lima e aos bolsonaristas, frequenta jantares da oposição ao governo e até se “candidatou” a ser ministro da Fazenda da extrema-direita em 2026”, denunciou a deputada. A parlamentar referiu-se ao recente jantar, realizado pelo governador bolsonarista de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em homenagem a Campos Neto.
No evento, Campos Neto teria se oferecido para trabalhar com os bolsonaristas após deixar o Banco Central, no final deste ano. A deputada não perdoou: “Seu papel é manter os juros altos e atrapalhar a reconstrução do Brasil. Roberto Campos Neto aposta alto contra o povo brasileiro”, disse Jandira.
RANDOLFE
O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues afirmou que “a decisão do Copom, em interromper a queda da taxa básica de juro, é anacrônica com a economia real do Brasil. Só favorece especuladores e financistas e sabota o país”.
GLEISI
A presidente nacional do PT, deputada Gleis Hoffmann, também criticou a decisão do BC. “Não há justificativa técnica, econômica e muito menos moral para manter a taxa básica de juros em 10,5%, quando nem as mais exageradas especulações colocam em risco a banda da meta de inflação. E não será fazendo o jogo do mercado e dos especuladores que a direção do BC vai conquistar credibilidade, nem hoje nem nunca”, afirmou.
ZARATTINI
O deputado Caros Zarattini disse que Campos Neto é sabotador. “O presidente do Banco Central (BC), Campos Neto, é bolsonarista e sabotador. Ele trabalha para prejudicar o governo Lula e o povo brasileiro, mantendo os juros nas alturas. Na reunião de hoje, o BC não tem razão para não baixar a taxa de juros, que é a segunda maior do mundo”, disse o parlamentar.