Marina Silva afirmou que vai quebrar patentes de medicamentos de alto custo para barateá-los.
“Vamos quebrar as patentes dos remédios de alto custo, como é o caso do remédio para hepatite C. E, com isso, vamos economizar dinheiro pra que a população possa ter acesso a esses medicamentos sem precisar entrar na Justiça”, declarou a candidata da Rede Sustentabilidade, neste sábado (22), durante entrevista em Porto Alegre, onde fez campanha em caminhada no bairro Jardim Leopoldina. Depois ela visitou a orla do Rio Guaíba.
No domingo (23), o juiz Rolando Valcir Spanholo, da 21ª Vara da Justiça Federal de Brasília, atendeu a um pedido liminar protocolado pela candidata à Presidência Marina Silva (Rede) e seu vice, Eduardo Jorge (PV) e anulou a decisão do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi) de conceder à multinacional farmacêutica norte-americana Gilead a patente do medicamento Sofosbuvir no Brasil, usado para o tratamento da Hepatite C. Anualmente o SUS desembolsa R$ 1 bilhão para atender tais pacientes.
Marina Silva também disse que não faltará dinheiro para investir, caso seja eleita. “Combatendo corrupção dá para aumentar os investimentos. [Com] o país voltando a crescer, a gente amplia a arrecadação. Diminuindo toda a farra das isenções que são feitas, os perdões de dívidas e de multas, dá pra ter dinheiro pra fazer os investimentos”, acrescentou Marina.