O coach Pablo Marçal, candidato à Prefeitura de São Paulo, se encontrou e tirou foto com o irmão de um líder do PCC, que foi citado pelo presidente de seu partido, o PRTB, como aliado.
A foto com Marçal e Valquito Soares da Silva, irmão de Francisco Antonio Cesário Soares, conhecido como “Piauí”, e, segundo a Polícia Civil, líder do PCC, foi publicada nas redes sociais há três semanas. As informações são do site Metrópoles.
O registro foi feito durante uma visita do coach a Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo, onde Valquito Soares da Silva trabalha para uma associação comunitária. O tráfico na comunidade, de acordo com a Polícia Civil, é controlado por seu irmão, o Piauí.
Leonardo Avalanche, presidente nacional do PRTB, partido pelo qual Pablo Marçal está se candidatando, admitiu, em um áudio divulgado pela Folha de S.Paulo, seu envolvimento com o PCC.
Na gravação, Avalanche falou que seu motorista pessoal era “a voz abaixo” de Piauí no PCC.
“Ele [o motorista] nunca mexeu com política. Hoje ligaram para o menino, né, lá dentro da cadeia e falaram: ‘Estou trabalhando pro Avalanche de motorista’”, disse o dirigente partidário na gravação.
O áudio ainda mostra Avalanche falando que ele é “o cara que soltou o André [do Rap]”, que é outra liderança do PCC.
“A turma não sei se vai te contar isso. Esse é o meu trabalho, entendeu? A próxima, agora, a gente vai botar um lugar acima dele. Esse é o meu dia a dia […] Eu faço um trabalho bem discreto”, continuou.
O ex-presidente do PRTB de São Paulo, Tarcísio Escobar de Almeida, foi indiciado em 2023 por associação ao tráfico de drogas e organização criminosa. Ele só deixou o cargo depois que seu indiciamento foi noticiado.