O candidato do PDT à presidência da República, Ciro Gomes, afirmou na quarta-feira (26) que, caso ganhe as eleições de outubro, buscará governar sem o PT. “Se eu puder governar sem o PT, eu prefiro, porque o PT, nesse momento, representa uma coisa muito grave para o país”, disse.
No debate do UOL, em parceria com a “Folha de S.Paulo” e o SBT, o pedetista explicou que o PT “se transformou em uma estrutura de poder odienta que criou o Bolsonaro, essa aberração”. “Esse conflito entre os dois [entre PT e Bolsonaro] vai levar nosso país para o fundo poço”, destacou.
Ciro refutou ainda a participação do MDB em um eventual governo. Segundo o presidenciável, em sua gestão o partido seria destruído pelos caminhos democráticos.
Após a fala do pedetista, Fernando Haddad foi questionado sobre sua relação com o ex-presidente Lula e, na resposta, aproveitou para retrucar o que Ciro disse sobre o PT. “Acabo de ver o Ciro Gomes dizer que não pretende governar com o PT, mas há poucos meses, me convidava para vice-presidente de sua chapa e a chamava de ‘dream team’, ou time dos sonhos”, rebateu.