O candidato a prefeito de São Paulo pelo PSOL, Guilherme Boulos, apoiou a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) de tirar do ar a rede social “X”, do bilionário Elon Musk. Boulos destacou que as chamadas “Big Techs” não estão acima da lei, como pensa o empresário.
Boulos defendeu a necessidade de regulação das redes sociais, por meio do Projeto de Lei (PL) 2630, que ficou conhecido como PL da Censura ou das Fake News. “O Brasil não é terra sem lei. Eu fui a favor, desde o princípio, como deputado federal, do PL das Fake News”, disse Boulos.
“Uma grande corporação, uma big tech, ainda mais uma presidida por um alucinado de extrema direita como Elon Musk, não está acima das leis brasileiras. A lei foi cumprida”, completou o candidato à Prefeitura de São Paulo.
O projeto de lei foi aprovado no Senado em 2020, mas enfrenta forte resistência da ala bolsonarista na Câmara. Em abril do ano passado, os deputados chegaram a aprovar um requerimento de urgência para votar a proposta direto no Plenário, mas o mérito da proposta não foi mais colocado em votação.
Neste ano, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), chegou a criar um grupo de trabalho para abafar a discussão, e desde então, não foram realizadas reuniões.