Maurren Maggi, candidata ao senado pelo PSB, está mostrando que, além de ser uma guerreira no esporte, nas pistas e na vida, agora, quer brilhar também na luta política. O seu desempenho nas pesquisas eleitorais, representando a renovação política, faz lembrar um pouco sua atuação profissional. Deu um grande salto e já desponta entre os postulantes ao pódio.
Nascida em São Carlos, interior de São Paulo, Maggi iniciou a prática de esportes aos 7 anos e batalhou desde muito cedo na vida. Mudou-se para São Paulo ainda muito jovem e viveu num alojamento para atletas com mais 15 meninas. Dedicada aos treinos, ela diz que nunca deixou de ter saudades constantes da família. Mas, segundo ela, apesar de tudo seguiu em frente. Iniciou sua carreira de atleta profissional em 1996. Daí em diante obteve muitas vitórias. Foi Medalha de Ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winipeg 1999 e repetiu o feito nos Jogos Pan-Americanos do Rio 2007.
Venceu diversos desafios, do preconceito aos obstáculos financeiros, da falta de apoio crônico das autoridades ao atletismo, para atingir o topo do esporte e obter a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, tornando-se o maior nome da história do atletismo feminino do Brasil. Venceu, inclusive, por unanimidade, mais tarde, um erro de um exame anti-doping, que quase a tirou das pistas.
Convidada pelo governador de São Paulo, Márcio França, para disputar o senado, Maurren Maggi encarou o convite como mais um desafio e vencer. Arregaçou as mangas e saiu por todo o estado defendendo a valorização do esporte e o fortalecimento da participação feminina na política. Antes de se candidatar, Maggi era comentarista de atletismo da Rede Globo de Televisão. Em vídeo, ao lado do João Goulart Filho, candidato a presidente pelo PPL, Maurren destacou o momento grave em que vive o Brasil e disse que está disposta a lutar para mudar a situação de seu país. “O Brasil precisa de homens e mulheres de bem como nós – João Goulart e eu – para ajudarmos a mudar o nosso país”, disse ela.
“Eu faço questão de estar presente e apoiar o atletismo, valorizar o esporte, valorizar esses guerreiros, valorizar o brasileiro que ama esta nação e defende, assim como eu a nossa bandeira”, afirmou a candidata, que quer também ser uma representante dos direitos das mulheres no Senado. “Vamos valorizar as mulheres, sejam elas donas de casa, trabalhadoras. A mulher precisa ser valorizada na sociedade”, defendeu a candidata.
“O povo brasileiro conhece a minha história. Eu entrei nessa disputa por todos os brasileiros, principalmente pelas mulheres e juntos vamos transformar a sociedade. Não vou decepcionar”, disse Marren Maggi, ao participar na semana passada de uma caminhada com lideranças femininas e correligionários pelas ruas das cidades de São Carlos, Araraquara e São Paulo.