Os funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal da Bahia aprovaram deflagração de greve geral a partir da próxima sexta-feira (13).
A decisão aconteceu em assembleia na segunda-feira (9), quando a proposta de 4,64% de reajuste este ano, que representa aumento real de 0,7%, e de 0,6% em 2025, apresentada pelos bancos durante as negociações da campanha salarial, foi rejeitada pela maioria da categoria.
No BB, foram 70,53% votos pela rejeição com indicativo de greve, 27,26% pela aceitação e 2,21% abstenções. Já na Caixa, entre os votantes, 91,74% optaram pela rejeição, 6,4% votaram a favor da proposta e 1,86% se abstiveram.
De acordo com o Sindicato dos Bancários da Bahia, no município de Jequié a greve será apenas na Caixa, pois a proposta do BB já havia sido aprovada na semana passada. Em Ilhéus, os funcionários do BB rejeitaram a greve.
Orientados pela Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, uma nova assembleia ocorrerá na noite de quinta-feira (12), para deflagração da greve. “Antes haverá uma plenária para avaliação das possíveis propostas apresentadas pelos bancos durante a semana”, afirma a entidade.