Moradores do Centro de São Paulo relataram, desde a noite desta quinta-feira (12), a falta de energia elétrica em bairros como Bela Vista e República. Nas avenidas Brigadeiro Luís Antônio e Nove de Julho, importantes vias da capital, e no Terminal Bandeira, também houve registro de apagão.
Os moradores do Bixiga, tradicional bairro do centro da cidade, relataram o início do apagão por volta das 21h. Eles receberam mensagens da Enel, concessionária privada responsável pelo serviço em São Paulo, dizendo que a energia poderia levar até 6 horas para ser restabelecida. Até a manhã desta sexta-feira (13), a luz ainda não havia retornado em cerca de 30% da área afetada.
Por meio de nota, a Enel afirmou já na tarde desta sexta, que restabeleceu o fornecimento de energia para 75% dos clientes afetados por uma falha na rede, registrada em algumas ruas da região central da capital paulista.
“Técnicos da companhia seguem trabalhando para restabelecer o fornecimento em definitivo para todos os clientes o mais brevemente possível”, diz.
O histórico de apagões no centro da maior cidade do país é preocupante. Este é o segundo apagão no centro de SP em 10 dias. Em 3 de setembro, cerca de 800 imóveis da rua 25 de Março ficaram sem luz por várias horas.
Em novembro de 2023, um apagão deixou mais de 4 milhões de consumidores sem energia elétrica na capital paulista. Os bairros de Santa Cecília, Bela Vista e República foram alguns dos mais atingidos, com ruas ficando sem luz por até 10 dias.
A onda de apagões e o descaso completo da multinacional Enel gerou protestos de moradores de São Paulo e culminou com a demissão do presidente da Enel no Estado, Max Xavier Lins, devido à situação.