Presidente Lula também recebeu a solidariedade de Putin no enfrentamento aos incêndios florestais que atingem parte do Brasil
Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Vladimir Putin, da Rússia, conversaram por telefone na manhã desta quarta-feira.
A Secretaria de Comunicação Social do governo informou que a conversa girou em torno da cúpula dos Brics, da proposta de paz do Brasil e da China para o conflito entre Rússia e Ucrânia e os incêndios que atingem os biomas Pantanal, Amazônia e outros.
“Os dois presidentes conversaram sobre a reunião e os temas que serão debatidos na cúpula dos BRICS, mês que vem, em Kazan, e as relações bilaterais entre os dois países”, diz nota da Secom.
O presidente russo, Vladimir Putin, manifestou solidariedade ao Brasil no enfrentamento dos incêndios florestais.
Em maio, brasileiros e chineses chegaram a um acordo sobre uma estratégia que poderia ser usada para que a guerra tivesse uma saída política. Brasil e China sugerem que haja uma desescalada no campo de batalha, para permitir um processo diplomático. Ambos defendem também a troca de prisioneiros e condenam qualquer uso de armas nucleares.
Um documento foi assinado após reunião em Pequim do assessor especial Celso Amorim com o chanceler da China, Wang Yi.
O texto ressalta que, para qualquer acordo ter sucesso, a Rússia não pode ficar de fora das negociações. Brasil e China apelam às partes em conflito que respeitem três princípios para permitir a abertura de negociações: “Não expansão do campo de batalha, não escalada dos combates e não inflamação da situação por qualquer parte.”
A proposta ainda será levada para a ONU, na próxima semana, na busca de mais apoio.
A conversa foi confirmada pelo presidente Vladimir Putin, nesta quarta-feira, na abertura da sessão plenária do 4º Fórum Feminino Euroasiático e 1º Fórum Feminino do Brics.
“Muitas iniciativas concretas foram lançadas nos fóruns anteriores, incluindo o fortalecimento da cooperação dentro do BRICS da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico e W20. Agora nós, por falar nisso, acabamos de discutir todas essas coisas com o presidente brasileiro”, disse Putin.