O oitavo debate entre os principais candidatos à Prefeitura de São Paulo, realizado na última segunda-feira (23) pelo canal de YouTube Flow News, terminou com o candidato Pablo Marçal (PRTB) expulso faltando 10 segundos para o fim e o marqueteiro Duda Lima, responsável pela campanha do prefeito Ricardo Nunes (MDB), agredido com um soco no rosto por um assessor de Marçal.
Enquanto o debate desta segunda-feira ocorria, Duda Lima, da equipe de Nunes, e Nahuel Medina, da equipe de Marçal, estavam nos bastidores. Segundo a equipe do ex-coach, Duda teria dado risada quando Marçal foi advertido pelo mediador sobre a expulsão.
Um vídeo feito pelo próprio Medina mostra os dois assessores aparentemente se provocando. Na sequência, outra gravação mostra Duda conversando com outras pessoas, momento em que Medina aparece e o agride com um soco. A agressão deixou o rosto de Lima ensanguentado, e ele precisou levar 6 pontos.
A polícia foi acionada e Lima e Nahuel Medina foram encaminhados ao 16º DP. Do debate, tinham sido vetados insultos, ofensas, xingamentos e uso de apelidos pejorativos.
O debate foi realizado no Esporte Clube Sírio, na zona sul paulistana, e foi marcado por menos ataques pessoais, mais discussão de propostas e teve Nunes como principal alvo das críticas dos candidatos. No final, contudo, durante as considerações finais, Marçal, que foi o último a falar, insistiu em desrespeitar as regras do debate e atacou o atual prefeito, dizendo que ele será preso.
Apesar das advertências do jornalista Carlos Tramontina, mediador do debate, o candidato do PRTB insistiu nos ataques a Nunes. Na terceira vez que repetiu que Nunes será preso, Marçal teve o microfone cortado e foi expulso do debate.
“No debate, ele [Marçal] se comportou como os outros. No final, como era ele o último a falar, ele iniciou com uma série de afirmações injuriosas, caluniosas, que, de acordo com regulamento, eu interrompi. Ele ficou bravo”, explicou Tramontina depois da confusão. “Na terceira vez, ele foi excluído do debate, faltando 10 segundos, conforme está na regra”, completou.
Marçal e Nunes já haviam batido boca nos bastidores, na chegada para o debate, depois que o influenciar gritou Tchutchuca do PCC para o prefeito.
O debate teve quatro blocos: no primeiro, especialistas fizeram perguntas sobre questões como segurança, saúde, educação e mobilidade; no segundo, eleitores questionaram os candidatos; no terceiro, as perguntas foram feitas por jovens internautas e, no quarto, foram feitas as considerações finais.
O debate Flow News foi o oitavo encontro entre os principais candidatos à Prefeitura de São Paulo. Participaram Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSol), Pablo Marçal (PRTB), Tabata Amaral (PSB), José Luiz Datena (PSDB) e Marina Helena (Novo). Em um dos debates, organizado pela revista Veja, Nunes, Boulos e Datena não compareceram.