“A Rússia juntamente com seus parceiros está trabalhando ativamente para a formação de um mundo multipolar, justo e verdadeiramente livre”, enfatizou o embaixador da Federação da Rússia no Brasil, Alexey Labetskiy, ao falar para ex-alunos da Rússia e da União Soviética.
No sentido desta multipolaridade, “a Rússia compartilha e promove os valores comuns que a unem aos países da América Latina”, prosseguiu o embaixador no encontro deste dia 10, que contou com a presença de 70 alunos do Brasil e de outros países da América Latina.
A fala do embaixador Labetskiy foi sucedida por mesas redondas tratando de “Geopolítica e desenvolvimento sustentável” e “Conflito na Ucrânia”.
Na reunião denominada de 9º Encontro de Membros da União dos Ex-Estudantes na Rússia e Ex-União Soviética (UERUSS), o chefe da missão diplomática observou que “é sempre importante para a Rússia receber pessoas que estudaram em nosso país e amam a cultura russa”.
O embaixador também leu para os formandos o discurso do Reitor da Universidade da Amizade dos Povos (RUDN), Oleg Yastrebov, no qual foi observado que, por quase 65 anos, a RUDN treinou mais de 80 mil especialistas altamente qualificados para países estrangeiros, incluindo 10,5 mil para os países da América Latina e do Caribe.
Os países líderes em termos de número de pessoas que receberam educação superior na RUDN são Brasil, Colômbia, Peru, Chile e Equador.