André Figueiredo, deputado federal e presidente nacional do PDT gravou nesta segunda-feira, 14, um vídeo declarando o seu apoio a Evandro Leitão (PT). “Um Brasil mais justo, mais igualitário, e é por isso que a gente está aqui enquanto PDT, enquanto gente que acredita que os ideais de Brizola tem que está lado a lado com aqueles que verdadeiramente defendem a democracia”, afirmou.
Figueiredo disse conhecer Evandro há muitos anos—ambos foram correligionários do PDT até o candidato se filiar ao PT— e conhecer o compromisso do petista com a política pública para “redução de desigualdades e construir um Ceará que nós tanto sonhamos”.
“Por isso nós estamos juntos. Vamos construir esse caminho para que Fortaleza possa avançar cada vez mais com Evandro Leitão”, completou.
Evandro agradeceu André Figueiredo e destacou estar firmando um compromisso para a capital cearense. “Uma Fortaleza que irá respeitar as pessoas. Uma Fortaleza que irá escutar a sua população e uma Fortaleza para todos e todas”, disse.
André Figueiredo é o presidente nacional do PDT, por virtude da licença de Carlos Lupi que ocupa o Ministério da Previdência Social no Governo Lula (PT), e havia defendido a neutralidade em Fortaleza como “postura mais adequada”, embora o mesmo afirmasse que iria votar em Evandro.
Evandro Leitão conquistou o apoio de Técio Nunes (Psol), que obteve 0,64% dos votos. George Lima (SD), que ficou com 0,49% dos votos, também confirmou seu apoio. Os outros candidatos, como Zé Batista (PSTU) e Chico Malta (PCB), que obtiveram 0,04% e 0,09% dos votos, respectivamente, também declararam apoio ao candidato do PT.
Membro do PDT e exercendo a liberdade de posicionamento concedida pelo partido, Iraguassú Filho, líder da base governista na Câmara Municipal, também se colocou como apoiador do petista. O mesmo caminho foi seguido pela secretária de Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, que se candidatou a vereadora e ficou na suplência.
Ausente no primeiro turno, a deputada federal Luizianne Lins (PT) aderiu à campanha de Evandro
Enquanto isso, deputados estaduais ligados a Ciro Gomes, juntamente do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Gardel Rolim, e 6 dos 8 vereadores do PDT declararam apoio a André Fernandes (PL) no segundo turno das eleições municipais.