Em encontro com metalúrgicos do ABC, realizado na terça-feira (2), o candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, afirmou que a reindustrialização é um dos pilares de seu programa econômico e que, caso eleito, revogará a reforma Trabalhista de Temer.
Para Ciro, a política levada à frente pelos governos Dilma e Temer em nada favoreceram as indústrias nacionais. “Só do desmantelamento, no governo Dilma, para hoje, no fundo do poço do Michel Temer, fecharam 13 mil indústrias, 4 mil delas em São Paulo”, disse.
“Isso porque temos uma taxa de câmbio administrada de forma errada, uma taxa de juros absolutamente criminosa, uma infraestutura absolutamente hostil para a competitividade da economia brasileira e um sistema tributário incompreensível para quem produz e trabalha”, afirmou o candidato.
Devido a isso, “um dos quatro motores fundamentais do meu projeto é a reindustrialização do Brasil”, concluiu Ciro.
Até agora “a gente não criou uma política industrial que estimule a verticalização, a produção aqui daquilo tudo que puder ser feito”, disse. “O Brasil precisa entrar em um processo de dinamização da indústria, porque é a indústria que paga os melhores salários, que recolhe os maiores impostos”, complementou.
No encontro, o pedetista voltou a afirmar que, caso eleito, revogará a reforma trabalhista aprovada em 2017. Vendida como “modernização” das relações de trabalho, a reforma trabalhista, dentre várias alterações que promoveu, aplicou o trabalho intermitente e possibilitou que o trabalho de mulheres grávidas e gestantes pudessem trabalhar em locais insalubres.
Ciro ironizou o anúncio de Bolsonaro de que não vai participar do debate da TV Globo. “Aqui é uma democracia que vai sobreviver a você e eu vou tirar a sua máscara. Você não pode deixar de ir ao debate. Você está mentindo e atestado médico falso é crime. Vá ao debate da Globo e vou mostrar que você é uma cédula de três reais”, afirmou.
“O camarada passa esse tempo todo doente, viaja em voo de carreira. Se ele tiver recomendação médica, vou processar o médico que estiver dando atestado médico falso pra ele, porque ele está absolutamente pronto para o debate”, declarou.