Na última segunda-feira (21), um novo levantamento divulgado pelo instituto Atlas mostra que a distância entre os candidatos diminuiu para o pleito da capital paulista. A pesquisa revela que o prefeito Ricardo Nunes (MDB) lidera as intenções de voto dos eleitores de São Paulo (SP), com 54,8% no segundo turno, enquanto o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) tem 42,2% da preferência.
Os votos brancos e nulos somam 2,1%, e 0,8% dos entrevistados afirmam não saber em quem votar.
Considerando apenas os votos válidos — ou seja, excluindo os eleitores que declararam voto em branco, nulo ou que não souberam responder —, o atual prefeito atinge 56,5% das intenções, contra 43,5% de Boulos.
Entre os eleitores que votaram em Pablo Marçal (PRTB) no primeiro turno, 84,4% afirmam que irão votar em Ricardo Nunes, enquanto 11,1% declaram voto em Boulos.
O cenário se inverte entre os eleitores de Tabata Amaral (PSB) no primeiro turno. Entre esses, 73,9% declaram a intenção de votar no psolista, enquanto 20,3% afirmam que irão apoiar Nunes.
O atual prefeito aparece 18 pontos percentuais à frente de Boulos no último levantamento do Datafolha, que indicou 51% das intenções de voto para Nunes e 33% para o adversário. Esses dados são da pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos participantes.
IMAGEM DOS CANDIDATOS
Nunes tem uma imagem mais positiva que Boulos entre os eleitores paulistanos: 45% dos entrevistados afirmam ter uma visão positiva do atual prefeito, enquanto 44% têm uma visão negativa.
Já Boulos é avaliado positivamente por 40% dos entrevistados, enquanto 59% têm uma percepção negativa sobre o candidato do PSOL.
PROBLEMAS DA CIDADE
Os três maiores problemas apontados pela população de São Paulo, de acordo com a pesquisa Atlas, são criminalidade (64,6%), saúde (52%) e educação (39,6%).
Os temas menos citados foram poluição (7,4%), limpeza urbana (6,4%) e burocracia e barreiras para negócios (4,4%).
AVALIAÇÃO DE GOVERNOS
O instituto também pesquisou a aprovação dos líderes de governo das esferas municipal, estadual e federal. O prefeito Ricardo Nunes é aprovado por 42% dos eleitores paulistanos, enquanto 50% desaprovam sua gestão. 8% não souberam opinar.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem 55% de aprovação e 40% de desaprovação. Apenas 5% dos entrevistados não souberam responder. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresenta o menor índice de aprovação entre os três: 40%. Sua taxa de desaprovação é de 57%, com 3% que não souberam opinar.
O instituto Atlas entrevistou 2.000 eleitores de São Paulo entre os dias 15 e 21 de outubro. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-02116/2024.