Rússia passa Japão e se torna 4ª maior economia mundial em paridade de poder de compra

Produção de aço na siderúrgica russa de Magnitorsk (Reprodução)

O Fundo Monetário Internacional (FMI) classificou a Rússia como a quarta maior economia do mundo com base na paridade do poder de compra (PPC), um critério que permite comparar os padrões entre países a partir de seu poder de compra na própria moeda. E que é mais efetivo que a mera estipulação usando como fator a conversão pela taxa de câmbio.

Em seu World Economic Outlook publicado na terça-feira (22), o FMI disse que o produto interno bruto (PIB) da Rússia em 2024 equivale a 3,55% do PIB global em termos de PPC, superando o Japão, que tem 3,38%.

Assim, de acordo com o relatório do FMI, a Rússia ocupa o quarto lugar em termos de PPC, depois da China (18,8%), dos EUA (15%) e da Índia (7,9%).

Os autores do relatório registram que, pelos números mais recentes, as principais economias do mundo por PPC agora incluem três países do BRICS – China, Índia e Rússia. Eles acrescentaram que a subida da Rússia foi impulsionada pelas sanções ocidentais (e consequente reativação da produção interna, uma espécie de substituição de importações).

“Hoje temos que implementar uma substituição agressiva de importações e estabelecer nossa própria produção. Portanto, o quarto lugar da Rússia é bastante esperado”, disse o chefe do Centro de Pesquisa Macroeconômica da Universidade Financeira, Evgeny Balatsky, ao jornal russo Rossyiskaya Gazeta.

“Nos últimos anos, a Rússia ultrapassou seus concorrentes europeus – um após o outro – Reino Unido, França, Alemanha” e agora “o Japão”, acrescentou o acadêmico.

No início deste mês, o ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov, observou que a participação dos países do BRICS no PIB global, medida pelo PPC, atingiu 36,7%.

Enquanto a participação do PIB global dos países do G7 (Canadá, França, Japão, Itália, EUA, Reino Unido e UE) em termos de PPC, ainda segundo os números do FMI, está em declínio, tendo despencado de 50,42% em 1982 para 29% em 2024.

O FMI também aumentou sua previsão de crescimento para a Rússia em 2024 e agora espera que o PIB do país cresça 3,6% este ano, um aumento em relação à projeção anterior de 3,2%. E, portanto, mais do que está previsto para qualquer um dos integrantes do G7.

Mas para não destoar do clima de russofobia que impera em Washington e Bruxelas, a relíquia de Bretton Woods cortou sua estimativa para o crescimento da economia russa do próximo ano de 1,5% para 1,3%.

Quem sabe as sanções unilaterais não façam finalmente sucesso, segundo tal prognóstico. A redução do crescimento pela metade se deverá, segundo as pitonisas de Washington, à “desaceleração do consumo privado e do investimento em meio à redução do aperto no mercado de trabalho e ao crescimento mais lento dos salários” no próximo ano.

Compartilhe

Respostas de 31

    1. Paises subdesenvolvidos precisam deixar o dólar de forma gradual e encontrar forma de lastrear riquezas e valores em algo realmente de valor , principalmente, coisas produzidas internamente

    2. Se o Brasil fosse governado por homens, teríamos uma economia fortíssima e certamente, o padrão de vida da nossa gente seria satisfatória, mas infelizmente, somos governados por Asnos, com cérebro de duendes e espírito de porcos com zero de hombridade.

      1. Em que país tu vive?
        PIB em 3,4%
        Renda em crescente
        Inflação sob controle
        Desemprego caindo

        Apenas temos um mercado, especulativo, que quer ver o país nas trevas…reduza os juros, cada ponto percentual equivalente a R$ 40 bilhões na dívida interna, então….

          1. Não acredito que vc vai responder a pessoas que pensam dentro da caixa e, que não querem ver a realidade, tal e qual como fizeram com a Huawei, e depois surgem com a narrativa de que se deve aplicar mais sanções.

          2. Não entendemos, leitor. Por isso não pudemos responder. Mas, tudo bem. Se você está sugerindo que não devemos perder tempo com respostas a pessoas que pensam dentro da caixa, até que estamos quase concordando.

  1. então a RUSSIA tem que acelerar o consumo privado e em geral/ aumentar os investimentos no mercado de trabalho/ e aumentar(melhorar) os salários, simples assim! sendo presidente da RUSSIA fazer esse projeto e iniciativa, e quebrar os prognósticos dos palpiteiros americanos e especuladores invejosos que são. intervir na política de ditadura da america e do ocidente,vou mandar essa ideia óbvia aos RUSSOS. ok! vlademir

  2. Mas as sanções econômicas impostas pelo Ocidente à Rússia não a tinham “quebrado”? Prova de que se o país sancionado quiser, sobrevive bem, como prova o Irã. Se Cuba, essa mesmo quebrada, sobrevive, aos trancos e barrancos é fato, qualquer um o consegue.

    1. Cuba foi uma miserável colônia da Espanha desde o século XV até 1898, quando foi ocupada pelos EUA. Depois disso, foi dominada por uma série de ditaduras corruptas e criminosas, sempre marionetes dos EUA, , até 1959. E você vem dizer que o problema é o regime socialista, sob um cruel bloqueio norte-americano há 50 anos. Francamente…

  3. Simples a Rússia foi embargada pelos europeus e americanos e abraçados pelos chineses e pela África resumindo o negócio para os Russos melhoraram.

  4. É impressionante como apesar das milhares de sanções a economia Russa cresce.
    Tenho acompanhado vários sites e estudos sobre o tema.
    É fato. A economia da Rússia tem sido muito resiliente.
    O investimento e incentivo interno do governo foi fundamental.
    Vide a indústria automobilística carro chefe da Alemanha está indo de mau a pior. Outrora referencia ocidental.
    Vale lembrar que o maior mercado consumidor era a China.
    Hoje a China se tornou o maior concorrente da Alemanha.
    O Exemplo em questão foi a Alemanha, mas o mesmo vale para todos. Locomotiva da União Europeia.
    Às sanções foram um desastre para os Europeus.
    Algo de errado não está certo.
    O 2º maior mercado consumidor era a Rússia. Mercado esse hoje ocupado pela China.
    No Brasil 92% dos veículos elétricos em circulação são Chineses.
    Sem essa de falar que os Chineses são comunistas (Trabalho Análogos a Escravidão) isso é propaganda americana.
    A China hoje é uma potência econômica e sua população também desfruta desse progresso.

  5. Para finalizar.
    A China hoje é um pais focado no progresso e no crescimento econômico ao contrário de outros países que vivem fomentado guerras e conflitos.
    Enquanto isso a China trabalha. Construiu uma frota frota com centenas de navios (200) cargueiros exclusivamente para o transporte de veículos com capacidade para transportar até 7.000 veículos cada um, dependo do modelo, claro!
    Alguns dados que tive acesso pesquisando.
    Hoje a China fabrica mais de 1 veículo por segundo.
    Capacidade para suprir até 75% da demanda global. Se mantiverem esse mesmo ritmo de produção até 2030 poderiam inundar todo o planeta com a sua produção de veículos.
    Vale lembrar que o público chinês corresponde pelo consumo da maioria de sua produção PREMIUN DE VEÍCULOS.
    Apenas para contextualiza que a população desfruta desse progresso.
    Outros seguimentos que merecem atenção…
    Tecnologias 5G. Já estão desenvolvendo a 6G…. Assim como a sua própria ESTAÇÃO ESPACIAL…

  6. Os homens que olham para as coisas, não como elas são, mas como queriam que fossem, fracassam- N. Maquiavel
    Evidentemente que a Rússia é hoje a maior potência militar do planeta, Quer se queira, quer não! E os governos ocidentais estão raivosos…Legitimamente. O seu domínio do mundo acabou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *