A porta-voz do Departamento de Estado do Governo dos EUA, Heather Nauert, em uma entrevista à imprensa em Washington, nesta terça-feira (2), anunciou que o secretário de Estado, Mike Pompeo, visitará a República Popular Democrática da Coreia – RPDC no próximo domingo depois de passar pela Coreia do Sul e o Japão, para conversar com o máximo líder da RPDC, Kim Jong Un, e acertar os detalhes do próximo encontro de Donald Trump e Kim Jong Un.
A porta-voz disse também que Mike Pompeu “discutirá a desnuclearização da RPDC”, indicando que os EUA quer a desnuclearização unilateral sem suspender as sações contra o país asiático.
No sábado passado a RPDC exigiu que os EUA tomem medidas para criar um clima de confiança entre os dois países para que as discussões evoluam e a desnuclearização se processe. “Se não confiarmos nos EUA não haverá garantia de nossa segurança nacional e em tais circunstâncias não há forma de nos desarmarmos primeiro e unilateralmente”, disse o Ministro das Relações Exteriores da RPDC, Ri Yong Ho na Assembleia Geral da ONU.
O Presidente dos EUA Donald Trump em seu discurso na ONU agradeceu a Kim Jong Un por seu valor e os passos já dados, “porém” – acrescentou – “ainda falta muito trabalho para ser feito e que as sanções contra a RPDC se manterão até que ocorra a desnuclearização”.
O governo da RPDC considera que “a chave para consolidar a paz e a segurança na Península Coreana é cumprir a fundo a Declaração Conjunta adotada na histórica cúpula de junho em Singapura entre o líder da RPDC, Kim Jong Um, e o Presidente dos EUA, Donald Trump”, afirmou na ONU o Ministro Ri Yong Ho.
R. C.