Criação da Alada “põe Brasil protagonista no mercado aeroespacial”, diz líder do PCdoB

Alada “abre grandes possibilidades para Alcântara e para o Brasil", diz deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA). Foto: Zeca Ribeiro - Câmara dos Deputados

O deputado Márcio Jerry (MA), líder do PCdoB na Câmara, defendeu a aprovação do projeto de lei que cria a Alada, empresa pública para atividades aeroespaciais: “um passo importante” para que o Brasil atue “em um segmento de alta tecnologia”, afirmou.

O Projeto de Lei 3819/24 foi apresentado pelo governo Lula em outubro e permite a criação da Alada, uma subsidiária da NAV Brasil, para “explorar economicamente a infraestrutura e a navegação aeroespaciais e as atividades relacionadas ao desenvolvimento de projetos e equipamentos aeroespaciais” e realização de projetos correlatos.

O deputado Márcio Jerry avalia que esse projeto “abre grandes possibilidades para Alcântara e para o Brasil. Estamos dando um passo importante para posicionar o país em um segmento de alta tecnologia e projeção internacional”.

“A criação da Alada é um marco que possibilitará novas parcerias e investimentos, garantindo que o Brasil seja protagonista no mercado aeroespacial”, continuou.

A Câmara dos Deputados aprovou a tramitação em regime de urgência para o PL, o que faz com que o tema seja tratado diretamente no Plenário, ao invés de uma Comissão.

O deputado também propôs e foi aprovada a realização de uma audiência pública sobre o tema.

A Alada está sendo desenvolvida no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), da Aeronáutica, em São José dos Campos, interior de São Paulo, onde também nasceu a Embraer.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *