A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou com sucesso, nesta sexta-feira (29), o lançamento do foguete 100% nacional VS30 como parte da Operação Potiguar, que busca autonomia e tecnologia para o Programa Espacial Brasileiro.
O lançamento ocorreu no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), no Rio Grande do Norte, por volta das 13h20.
Essa primeira etapa da Operação Potiguar, segundo a FAB, teve como objetivo “treinar a equipe do Centro de Lançamento, assim como verificar equipamentos e processos envolvidos na atividade”. “O foguete de sondagem da FAB é 100% nacional”, destaca nota da FAB.
O foguete VS30 foi lançado com cerca de mil cartas escritas por alunos da rede pública de quatro cidades próximas ao CLBI.
Hoje, 29 de novembro, A Força Aérea Brasileira realizou com sucesso o lançamento do foguete de sondagem suborbital VS-30!
Nesta primeira fase, o objetivo é treinar a equipe do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), assim como verificar equipamentos e processos… pic.twitter.com/iUlT6YwaJk
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) November 29, 2024
Na segunda fase, que está programada para 2025, a FAB vai “qualificar o sistema de recuperação da parte superior do veículo, conhecida como plataforma suborbital de microgravidade (PSM)”. É nessa parte que o foguete, que tem vários sistemas eletrônicos, consegue carregar experimentos.
O foguete VS30 tem 8 metros de comprimento e atinge uma altitude máxima de pouco mais de 150 quilômetros, tendo velocidade máxima de 6.000 km/h. Ele é capaz de carregar uma carga útil de até 330 quilos.
O equipamento VS30 foi desenvolvido nas décadas de 1980 e 1990 pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), que compõe o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Aeronáutica. Trata-se de um foguete de sondagem, monoestágio, não-guiado e lançado por meio de trilho.
O tenente-coronel Fernando César Monteiro Tavares, que coordena a Operação Potiguar, afirmou que os foguetes suborbitais, como é o VS30, “são utilizados para experimentos científicos e tecnológicos voltados às indústrias de fármacos, metalurgia, semicondutores, alimentos e muitas outras”.