A Marinha do Brasil divulgou no último fim de semana um vídeo curto em comemoração ao Dia do Marinheiro, celebrado em 13 de dezembro. O conteúdo foi divulgado em redes sociais com o slogan: “Privilégios? Vem para a Marinha!”
Nas imagens é mostrada uma árdua rotina de treinamento dos militares da Marinha. Aparecem marinheiros em atividades de vários tipos, como suporte em enchentes, salvamento, defesa, treinamentos em condições adversas e outras. Essas imagens se alternam com civis nas praias e em festas. Ao final um militar encerra a peça com a frase: “Privilégios? Vem para a Marinha!”
A produção teve o apoio do comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, e seu objetivo é refutar a ideia de que os militares tenham privilégios e demonstrar que a aposentadoria serve para compensar as peculiaridades da carreira, como ausência de direito à greve, de direitos políticos, de horas extras, de adicional de periculosidade, etc.
O vídeo institucional critica a proposta de reforma da Previdência dos militares, que eleva a idade mínima de 52 para 55 anos para a ida à reserva, anunciada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Ele está sendo visto como uma resposta direta à justificativa de que as medidas anunciadas pela Fazenda iriam no sentido de combater “privilégios” dos militares e dar “igualdade” no tratamento da carreira militar em relação a outras atividades laborais.