Após 29 anos, a estrela solitária voltou a brilhar no Campeonato Brasileiro. Neste domingo (8), com a vitória de 2 a 1 sobre o São Paulo, no Estádio Nilton Santos, o Botafogo conquistou a primeira divisão nacional pela terceira vez em sua história.
O resultado desta tarde apenas confirmou a classificação do início da rodada. Então com três pontos de vantagem para o Palmeiras, o time de Artur Jorge tinha uma única missão: não perder para o São Paulo, e não aconteceu. Com os títulos de 1968, 1995 e, agora, 2024, o Glorioso se junta a Internacional e Atlético-MG no grupo dos tricampeões da Série A do Brasileirão.
VOLTA POR CIMA
O tricampeonato brasileiro marca a concretização da volta por cima do Botafogo após o Brasileirão de 2023. Na temporada passada, o Glorioso liderou o campeonato por 31 rodadas e chegou a abrir 13 pontos de vantagem para o vice, mas viu a campanha desmoronar após derrota de virada por 4 a 3 para o Palmeiras, em pleno Nilton Santos.
A frustração rendeu críticas aos jogadores e virou motivo de brincadeira dos rivais com os botafoguenses.
Depois da 35ª rodada, uma sequência de três empates contra Cuiabá, Atlético-MG e Vitória fizeram o Glorioso novamente perder a liderança para o Palmeiras, mas desta vez foi diferente.
Sem demonstrar qualquer resquício de 2023, o Botafogo mostrou que agora não deixaria o título escapar e atropelou o Verdão. A vitória por 3 a 1 não representou toda a superioridade do Glorioso no Allianz Parque. A liderança, enfim, foi retomada para não escapar mais.
ANO HISTÓRICO
O título do Campeonato Brasileiro aumenta os feitos do Botafogo na temporada. Ao longo dos 38 pontos, o Glorioso registrou 23 vitórias, 10 empates e cinco derrotas.
Em 30 de novembro, o Glorioso superou a expulsão relâmpago de Gregore e venceu o Atlético-MG por 3 a 1 para conquistar o inédito título da Copa Libertadores.
O feito do time de General Severiano virou destaque no mundo inteiro. Com a campanha, o Glorioso recebeu um total de US$ 33,34 milhões (cerca de R$ 199,1 milhões) em premiações desde a fase preliminar.
Além do troféu e dos valores, o título continental colocou o Botafogo na disputa da estreia do Super Mundial de 2025. O alvinegro do Rio de Janeiro caiu no mesmo grupo que Paris Saint-Germain, Atlético de Madrid e Seattle Sounders.
Na noite deste domingo, o Botafogo embarca para Doha, no Catar. Com a vaga conquistada pelo título da Libertadores, o Glorioso encerra o ano com a disputa da Copa Intercontinental. A competição substitui o antigo formato do Mundial no calendário.
Já na próxima quarta (11), o time de Artur Jorge estreia contra o Pachuca, do México, em uma espécie de quartas de final que recebeu o nome de ‘Derby das Américas’. Quem passar, enfrenta o Al Ahly na semifinal.
Assim como nas edições anteriores do Mundial, o duelo mais aguardado é a final contra o clube europeu. Desta vez, entretanto, o representante da UEFA, no caso o Real Madrid, entra direto para a decisão, marcada para 18 de dezembro, em Lusail.