O presidente Lula afirmou, no domingo (15), que “não há nenhuma explicação” e é uma “irresponsabilidade” do Banco Central a taxa básica de juros estar em 12,25%.
Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, Lula falou que “a única coisa errada nesse país é a taxa de juros, que está acima de 12%”.
“Essa é a coisa errada. Não há nenhuma explicação. É uma inflação totalmente controlada. A irresponsabilidade é de quem aumenta a taxa de juros todo dia. Não é do governo federal. Mas nós vamos cuidar disso também”, continuou.
Para ele, “a irresponsabilidade é de quem aumenta a taxa de juros todos os dias”.
A taxa básica de juros foi elevada pelo BC pela terceira vez seguida, passando de 10,5%, em setembro, para 12,25%, na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), realizada no dia 11 de dezembro.
A votação no Copom foi unânime, inclusive com os indicados de Lula votando pelo aumento dos juros.
A argumentação apresentada pelo Comitê para justificar o aumento de 1 ponto percentual nos juros foi de aumento na expectativa de inflação para 2025. Em novembro, a inflação foi menor do que em outubro, sendo de 0,39% e 0,56%, respectivamente.
A entrevista foi dada logo depois que Lula recebeu alta. Ele estava internado e passou por procedimentos para drenar um hematoma em sua cabeça.
O presidente comentou a prisão do ex-ministro de Jair Bolsonaro, o general Walter Braga Netto, por envolvimento no golpe de estado e tentativa de atrapalhar a investigação.
“Pessoas, que chegaram ao cargo de general de quatro estrelas, montaram uma máquina de fazer maldades e dar um golpe nesse país. É muito grave o que eles fizeram”, falou.
Lula disse ter recebido “com muita tristeza” a notícia de que “pessoas que passaram a vida inteira recebendo dinheiro da União, para cuidar da soberania nacional, estavam tramando um golpe”.