Nesta quarta-feira (18), o Federal Reserve Bank anunciou que o juro referencial norte-americano foi reduzido em 0,25 pontos percentuais, ficando na faixa de 4,25 a 4,50
O Federal Reserve Bank (que atua como Banco Central nos Estados Unidos) anunciou a terceira redução de juros deste ano na tentativa de mudar o, até aqui, pífio desempenho da economia norte-americana (1,9% de crescimento do PIB em 2022 e de 2,5% em 2023). O anúncio veio após reunião do Federal Open Market Committee (Fomc, sigla em inglês para Comitê Federal de Mercado Aberto, subordinado ao Fed).
As reduções anteriores foram de 0,5 pontos após reunião de 17 e 18 de setembro do Fomc. Na ocasião, o juro foi para a faixa de 4,75 para 5,0. Com a segunda redução, desta vez de 0.25, a taxa ficou colocada na faixa de 4,50 a 4,75, após reunião de 6 e 7 de novembro, quando o Fed reconheceu que a redução anterior não conseguira combater o enfraquecimento na oferta de emprego.
A redução nos juros referenciais ocorre em um momento que a produção industrial tem se reduzido na maior parte dos últimos dois anos, de acordo com o Institute for Supply Management. O órgão de apoio à moradia, Fannie Mae, também reconhece que “as vendas de casas caminham para o ano mais lento em cerca de três décadas”.
Os diretores do Fed prevêem mais redução nas taxas de juro para o ano de 2025, declarando que pretendem manter os atuais níveis de inflação.