Fábrica de biscoitos Zabet em Lençóis Paulista (SP) reúne em sua maioria mulheres com mais de 40 anos e com mais de 15 anos de trabalho, em média, na empresa
Os moradores de Lençóis Paulista (SP) foram surpreendidos no início deste ano com o fechamento da fábrica de biscoitos Zabet do Grupo M. Dias Branco, com a demissão de 495 trabalhadores. A maioria, de mulheres com mais de 40 anos e com mais de 15 anos, em média, de trabalho na empresa, segundo o sindicato da categoria.
O anúncio de encerramento das atividades da fábrica, antiga Biscoitos Zabet, fundada em 1960, foi feita na segunda-feira (6). A M. Dias Branco detém marcas como a Piraquê (adquirida pelo grupo em 2018), Adria, Isabela, Vitarella, Fortaleza e Richester.
Em nota, a empresa disse que a produção da fábrica será transferida para outras unidades e que está negociando com o sindicato um pacote de benefícios para os trabalhadores desligados com a decisão de fechamento da fábrica.
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bauru e Região afirma que um plano de desligamento “para além das verbas previstas em CLT e convenção coletiva de trabalho” está sendo negociado.
Segundo a entidade, a direção da empresa citou preocupação com a situação econômica e os preços internacionais do trigo, principal matéria prima da produção, como motivos para a decisão de encerramento da fábrica em Lençóis Paulista.
A M. Dias Branco, fundada em 1953, com sede em Eusébio (CE), é líder na fabricação de massas e biscoitos no Brasil. Com sede em Eusébio (CE). São 22 unidades de produção (13 fábricas de massas, biscoitos e outros alimentos, sete moinhos de trigo e duas fábricas de cremes e gorduras vegetais) e 29 filiais comerciais responsáveis pela distribuição para todo o território nacional e mais de 40 países. Atualmente emprega 17 mil trabalhadores.