A República Popular Democrática da Coreia e a Coreia do Sul realizaram conversações de alto nível nesta segunda-feira (15) em Panmunjom, num edifício sul-coreano – A Casa da Paz – na fronteira para tratar da implementação da Declaração de Pyongyang firmada em setembro entre o máximo líder da RPDC, Kim Jong Un, e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in.
A delegação de cinco membros da RPDC estava chefiada por Ri Son Gwon, presidente do Comitê para a Reunificação Pacífica da Pátria, enquanto a delegação sul-coreana também de cinco membros, estava chefiada por Cho Myung Gyon, ministro da Unificação da Coreia do Sul.
No debate sobre como implementar a Declaração de Pyongyang os delegados de alto nível dos dois países discutiram métodos para modernizar e conectar estradas e ferrovias ao longo e dos dois lados da fronteira e a formação de um comitê militar para evitar atos hostis nas proximidades da linha de fronteira.
Os dois lados concordaram em realizar uma cerimônia de colocação da primeira pedra no fim de novembro ou princípio de dezembro para modernizar e conectar as ferrovias e estradas na fronteira entre Norte e Sul e que para tanto os dois lados realizem estudos de campo conjuntos.
O encontro discutiu também que se defina uma data para as conversações da Cruz Vermelha e que se anuncie um lugar para reuniões regulares de famílias coreanas separadas pela Guerra da Coreia (1950-1953) além de se projetar intercâmbios culturais e desportivos.
R. C.