“Após anos de fechamento devido à guerra, reabre a passagem fronteiriça de Al Nassib, entre a Síria e a Jordânia”, nos informa desde Damasco o engenheiro Carlos Tebecherani Haddad.
Segundo ele “essa passagem fronteiriça é de fundamental importância para o comércio entre a Siria e a Jordânia, assim como para a travessia de produtos que saem do Líbano até o Iraque e o Golfo, além de abrir espaço para a livre circulação de pessoas vindas da Jordânia em viagens turísticas na Síria e no Líbano”.
Carlos observou a “importância de mais este passo como demonstração da normalização da vida na Síria, uma vez que a passagem estava nas mãos dos mesmos terroristas que afligiram o país e sua população, mas estão sendo derrotados”.
O presidente do Líbano, Michel Aoun, saúda o acontecimento: “A abertura da passagem de Nassib é benéfica porque vai reconectar o Líbano aos países árabes e permitir a passagem de produtos e pessoas”.
Com o fechamento, desde 2015, o Líbano teve que recorrer a transporte marítimo e aéreo. Por isso, como observa Aoun, “isto vai reviver os diversos setores produtivos e reduzir os custos de exportação para os países árabes”.
O empresário jordaniano, Hicham Faliun, foi o primeiro a cruzar a fronteira rumo à Síria através da passagem. “Fiz essa viagem para mostrar que a Síria está com as coisas voltando ao normal”, afirmou o empresário.