![](https://horadopovo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Logo-criado-pelos-dinamarquezes-para-a-compra-da-California.jpg)
Uma petição online para compra da Califórnia viralizou na Dinamarca, em uma debochada reação à avidez de Donald Trump pela Groenlândia, território autônomo do Ártico que faz parte do país europeu, cuja “compra” ele vem demandando.
Na quarta-feira (12) o site Denmarkification — uma brincadeira com Californication, título de uma música famosa da banda Red Hot Chili Peppers —, já obtivera mais de 200 mil assinaturas de adesão.
Alguma vez você já olhou para um mapa e pensou: ‘Sabe do que a Dinamarca precisa? Mais sol, palmeiras e patins’. Bem, temos uma oportunidade única na vida de tornar esse sonho realidade – vamos comprar a Califórnia de Donald Trump!”, diverte-se o site.
Como mote, o Denmarkification está usando “Måke Califørnia Great Ægain” (vamos tornar a Califórnia grande novamente), reescrevendo com letras do idioma dinamarquês o bordão de Trump.
Para o site, a compra da Califórnia seria oportuna para os dinamarqueses por causa da vasta produção de abacate, do Vale do Silício e da possibilidade de rebatizar a Disneylândia de “Hans Christian Andersenland”, em homenagem ao autor dinamarquês de contos de fadas.
A petição também não perdoa a falta de sintonia de Trump com a Califórnia, Estado onde ele sempre perde as eleições. “Vamos ser honestos: Trump não é exatamente o maior fã da Califórnia. Ele a chamou de ‘o Estado mais arruinado da União’ e tem brigado com seus líderes há anos”.
“Temos certeza de que ele estaria disposto a se desfazer dela pelo preço certo”, conclui o texto.
Desde dezembro, Trump vem clamando pela compra da Groenlândia, apesar das declarações das autoridades dinamarquesas de que a ilha não está à venda. Durante seu primeiro mandato, ele já havia expressado tal disposição, recusada pela então primeira-ministra Mette Frederiksen. Em represália, Trump chegou a cancelar uma visita oficial à Dinamarca. Os EUA já têm uma base militar na Dinamarca há décadas.
Neste segundo mandato, parece que a sofreguidão está bem maior, e Trump já reivindicou se adonar do Canadá, do Canal do Panamá, do nome do Golfo do México e, há dias, da “Riviera Gaza” (além do planeta Marte). Haja vaquinha online de contestação.