Diante dos ataques do filho de Jair Bolsonaro, deputado Eduardo Bolsonaro, o presidente da OAB, Cláudio Lamachia, divulgou uma nota em defesa do STF “como instituição essencial para garantir a estabilidade do país”. “Chamamos atenção, especialmente, para o papel fundamental que o Supremo Tribunal Federal tem cumprido neste momento de crise. O mais importante tribunal do país tem usado a Constituição como guia para enfrentar os difíceis problemas que lhe são colocados, da forma como deve ser. É obrigação do Estado defender o STF”, diz o texto.
A presidente em exercício da AMB, Renata Gil, também reagiu ao ataque ao STF. Ela afirmou que o Poder Judiciário é independente e os magistrados brasileiros não se curvam a ataques ou pressões externas. Gil disse ainda que “o Brasil vive a plenitude de sua democracia” e que as instituições são fortes e consolidadas.
“O Brasil vive a plenitude de sua democracia. Nossas instituições são fortes e consolidadas. O Poder Judiciário é independente, e os magistrados brasileiros não se curvam a ataques de qualquer natureza ou a pressões externas. Seguimos firmes no propósito institucional de assegurar a paz social e entregar justiça à sociedade”, declarou Renata Gil.