João Vicente Goulart, presidente do Instituto João Goulart, que concorreu à Presidência pelo Partido Pátria Livre (PPL), afirmou, em entrevista ao HP, que a eleição de Ibaneis Rocha (MDB) para o governo do Distrito Federal é uma grande vitória do povo brasiliense. “Ele representa a mudança que a população tanto almejou”, disse. “Ibaneis derrotou nomes pesados da política brasiliense com uma proposta clara de desenvolvimento, de melhora nos serviços e de criação de empregos”, destacou João Vicente.
“Desde o início, quando ele ainda estava com 2% nas pesquisas, nós víamos o potencial que ele representava. Um político novo, com ideias novas e uma determinação em tirar Brasília do imobilismo”, observou João Vicente. “Fechamos a nossa coligação, do PPL, com ele com muito otimismo, principalmente porque o Ibaneis Rocha se mostrou desde o início um defensor dos servidores públicos, tão atacados pelos governos neoliberais. Ele é contra as reformas trabalhista e da Previdência e pretende valorizar os servidores públicos, dando nova vida aos serviços públicos”, prosseguiu.
João Vicente lembrou que a aliança com Ibaneis se fortaleceu “quando nós observamos que ele não tinha ligações estreitas com a cúpula do MDB”. “Ibaneis, ao contrário de outros emedebistas, tem se preocupado bastante com a qualidade dos serviços públicos que têm sido oferecidos no país e no Distrito Federal”. Seu projeto está assentado nas políticas públicas e na valorização do ser humano”, lembrou João Vicente. “Isso não aconteceu nos últimos governos, nem federal e nem local”, completou.
Para João Vicente, o fato de Ibaneis não ser político profissional, de ser um nome novo e não precisar da política para viver, também fortaleceu a simpatia da população por ele. “O crescimento foi natural, a população quer um governo diferente”, apontou o presidente do PPL do Distrito Federal. Outro fator que pesou foi que Ibaneis é advogado e foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF). A entidade sempre teve uma atuação destacada na sociedade em defesa da justiça e do Estado Democrático de Direito.