
Vídeo registra ainda o então presidente Kennedy dizendo em 1961 que “não pode haver uma solução americana para todos os problemas do mundo”.
A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, voltou a trolar o belicoso regime Trump – demoli-lo na luta política, diriam os não tão jovens – agora com o vídeo em que o presidente John Fitzerald Kennedy, afirma que os americanos são “apenas 6% da população mundial” e não podem ditar o que querem aos outros 94% da população mundial.
No vídeo, como Mao destacou, JFK diz que “Não pode haver uma solução americana para todos os problemas do mundo”. A postagem foi para lembrar Washington da importância da “humildade”.
Foi em um discurso em 1961, dois anos antes de ser assassinado por uma bala mágica em uma manhã de sol em Dallas e se torna ainda mais expressivo em contraste com a atual postura de Trump contra o planeta inteiro. E antes da “crise dos mísseis” no Caribe.
“Devemos encarar o fato de que os Estados Unidos não são onipotentes nem oniscientes, que somos apenas 6% da população mundial e que não podemos impor nossa vontade aos 94% restantes da humanidade”, disse Kennedy durante um discurso em Seattle em 16 de novembro de 1961.
“Não pode haver uma solução americana para todos os problemas do mundo”, acrescentou.
Palavras que Mao comentou lembrando que “até mesmo a superpotência mundial precisa de um pouco de humildade”.
Trump, apesar de o movimento que encabeça ser uma confissão de que os EUA estão em declínio, não perde ocasião para ameaçar o mundo inteiro – do tarifaço à anexação do Canadá, Groenlândia, Canadá e a “Riviera de Gaza”, ou comentários de que todos têm de “beijar sua bunda”.
Na quinta-feira (10), o escolhido pela porta-voz da diplomacia chinesa foi nada menos que o próprio Mao Tse Tung, em 1953, antes das negociações do armistício na Coreia, com o corpo de voluntários chineses, ao lado dos coreanos, empurrando de volta a intervenção militar norte-americana, em vídeo de arquivo em que o líder da revolução chinesa fala à Quarta Sessão do Primeiro Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês em 7 de fevereiro daquele ano.
https://x.com/i/status/1910148704105058692
“Quanto à duração da guerra, acho que não devemos decidir isso. No passado, foi Truman quem decidiu, e no futuro será Eisenhower – ou quem quer que seja o presidente dos Estados Unidos. Em outras palavras, eles podem lutar o tempo que quiserem — até a vitória completa da China”.
A postagem tinha legendas em inglês e em chinês. Mao também não deixou passar em branco a alta de preços, sob o tarifaço, exemplificados com a exposição de produtos de uma loja MAGA, e respectivos preços, antes e depois. Assim, aquele ridículo boné vermelho MAGA (Make America Great Again), mas “made in China”, que custava 50 dólares, agora é 77 dólares (o que pode ter piorado, dada a velocidade com que a histeria tarifária vem funcionando).
Ainda contra a fúria tarifária, a porta-voz trolou Trump nada menos do que com um vídeo do então presidente Ronald Reagan nos anos 1980 contra as tarifas e pelo “livre comércio”. Em suma, a desindustrialização dos EUA – em paralelo à globalização e hiperfinanceirização – foi de moto próprio, enquanto enfiavam goela abaixo da humanidade seu Consenso de Washington e seu “fim da história”.
A CHINA ATUAL TEM MUITAS QUALIDADES E JAMAIS SE CURVARA AO IMPERIALISMO MESQUINHO E DOENTE DO MALVADO DONALD TRUMP. O MUNDO TODO INCLUINDO O BRASIL PRECISA SE AFASTAR DA AMERICA DO NORTE E SE AFASTAR DESSE MODELO ESQUIZOFRENICO E DOENTIO DE CAPITALISMO SELVAGEM. PRECISAMOS VOLTAR A NOSSAS RAIZES SOCIALISTAS UTOPICAS E RELERMOS TODA OBRA FANTASTICA DE KARL MARX E DE OUTROS GRANDES ECONOMISTAS DO PASSADO E BUSCARMOS UM MODELO DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO SOCIAL ALTERNATIVO E ENGENHOSO , PRIORITARIAMENTE CADA LUGAR DO MUNDO PRECISA ENXERGAR QUE A AMERICA DO NORTE CRIOU UM SISTEMA CAPITALISTA QUE SOMENTE FAVORECE A ELES.