O secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, Nguyen Phu Trong, foi eleito na última terça-feira pela Assembleia Nacional para presidir o país.
“Sob a bandeira sagrada, diante da Assembleia Nacional, os compatriotas e eleitores do país, juro, como presidente da República Socialista do Vietnã, lealdade absoluta à Pátria, ao povo e à Constituição, e esforçar-me por cumprir as tarefas a mim designadas”, prometeu Phu Trong, agradecendo “a grande honra e a enorme responsabilidade” delegada.
Na história da nação vietnamita, apenas o comandante Ho Chi Minh liderou ao mesmo tempo a organização política e do Estado, de 1951 até sua morte em 1969, durante a heróica guerra contra a invasão dos Estados Unidos.
Phu Trong é o primeiro a assumir a responsabilidade desde a reunificação do Vietnã em 1975, tendo se destacado recentemente por ter coordenado a luta contra a corrupção.
Segundo Phu Trong, os importantes resultados econômicos e sociais obtidos nos últimos anos devem servir como patamar para seguir em frente, mas sempre levando em conta “os grandes desafios” que o país precisa enfrentar, que exigem redobrados esforços do conjunto do sistema político. Neste sentido, ressaltou, não se pode “dormir sobre os louros”, mas fortalecer a mobilização da sociedade e o aperfeiçoamento das instituições estatais para seguir avançando.
O Vietnã precisou escolher rapidamente um novo presidente após o falecimento de Tran Dai Quang no dia 21 de setembro. O cargo vinha sendo ocupado de forma interina pela então vice-presidenta Dang Thi Ngoc Thinh.